Camisas de Futebol » A polêmica “camisa nazista” da Fiorentina 1992-1993

A polêmica “camisa nazista” da Fiorentina 1992-1993

Manto reserva assinado pela Lotto, gerou grande polêmica e foi aposentado

by André Coutinho
A polêmica camisa reserva da Fiorentina de 1992-1993
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Os anos 90 foram marcados por “coisas bem loucas” no mundo das camisas de futebol, com designs bem diferentes do que estávamos a acompanhar até então, mudanças drásticas na composição dos mantos, entre outras coisas, hoje falaremos de uma dessas polêmicas, a “camisa nazista” da Fiorentina, lançada pela Lotto na temporada 1992-1993.

A camisa reserva, em um primeiro momento só parece uma camisa bem diferentona, como estava sendo comum de se ver naquele ano, mas um pequeno detalhe, fez com que a mesma se tornasse um grande problema para o clube italiano e para a fornecedora.

Camisa reserva da Fiorentina 1992/93 Lotto

A polêmica camisa nazista da Fiorentina 1992-1993 Lotto

Foto: Copa90

A camisa trazia gola polo roxa com detalhes em um tom mais claro e branco, padrão que se repetia nos punhos. A parte do corpo do manto era branca, estampando o patrocínio da 7UP, já a região do peito e das mangas trazia um degradê de roxo que era acompanhado por figuras geométricas em um tom mais escuro da cor.

Antigamente, não existiam eventos para o lançamento dos uniformes, que acabavam sendo conhecidos apenas quando o time entrava em campo com eles, mas bastaram quatro jogos para que torcedores e a imprensa notassem que as figuras geométricas utilizadas nos detalhes no peito, quando colocadas lado a lado formavam uma suástica, símbolo utilizado por muitas culturas e religiões há mais de 5 mil anos, mas que na década passada, se tornou o principal símbolo do Nazismo.

A polêmica camisa nazista da Fiorentina 1992-1993 Lotto

Montagem: Old Panini

A Viola e a Lotto soltaram uma nota oficial se desculpando e dizendo que “o efeito ótico que permite a visualização da suástica é meramente uma coincidência”, mas isso não evitou que a mesma caísse em desgraça.

Logo após o caso explodir na imprensa, a Fiorentina deixou de usar o manto, trocando a peça por uma camisa toda branca, e todas as camisas que não haviam sido vendidas foram recolhidas e algumas até foram queimadas por alguns torcedores.

Camisa reserva da Fiorentina 1992-1993 Lotto Versão 2.0

A camisa com as suásticas foram substituídas por uma camisa toda branca. Foto: Arquivo/AC Milan

Como toda desgraça é pouca, o time, que contava com o artilheiro Gabriel Batistuta, acabou rebaixado naquele ano, ao terminar em 16º na Serie A.

Fato é, que na temporada seguinte, não se sabe se por esse motivo ou não, a Lotto acabou sendo trocada pela Uhlsport na fabricação do material esportivo do time italiano.

A polêmica camisa reserva da Fiorentina de 1992-1993

FourFourTwo

Recentemente, o FourFourTwo elegeu as 50 melhores camisas da história e o polêmico manto da Viola ficou na 40ª posição.

Suástica em Israel?

A polêmica camisa reserva da Fiorentina de 1992-1993

Um caso curioso ocorreu após isso, em Israel, quando o time Maccabi Nethanya lançou uma camisa com o mesmo design do criado pela Viola, mas fez questão de alterar, juntamente da Lotto, os detalhes que formavam o símbolo Nazista. Agora, magine se um time israelita, berço do judaísmo, resolve jogar com uma camisa que detinha uma suástica?

Confira no Youtube:

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Se lembrava da polêmica “camisa nazista” da Fiorentina 1992-1993? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!