Nesta semana você viu aqui no MDF a regra das estrelas nas camisas das equipes alemãs que disputam a Bundesliga. Acontece que isso não é algo exclusivo da federação local e fomos atrás de uma outra liga que possui regras bem próprias, que é a Major League Soccer.
Na principal liga dos Estados Unidos, já houveram diversas alterações de regras sobre esse assunto. A primeira, logo nas primeiras temporadas, era informal, não oficial, e dizia que as franquias que vencessem edições da MLS poderiam adicionar uma estrela acima do escudo.
Em 2006, no entanto, a liga decidiu oficializar a regra para as estrelas. A partir daquela temporada, as equipes campeãs utilizariam uma estrela com o ano em que venceu o título, mais um “scudetto”, bem ao estilo Serie A italiana, na temporada seguinte, sendo retiradas no outro ano caso a equipe não obtivesse o bi. Isso durou até 2012, quando as regras foram atualizadas novamente.
A partir daquele ano, o scudetto foi retirado e assim começou a prática de se utilizar estrelas prateadas de acordo com o número de conquistas que tal equipe tivesse obtido até aquele momento. O time que defendia o título ainda utilizava uma estrela dourada acima, com o ano da conquista.
Em 2015, no entanto, com o quinto título do LA Galaxy, conquistado em 2014, a regra precisou ser atualizada. Naquele ano, quando a equipe defendeu seu título anterior, o escudo na camisa vinha da forma tradicional, com as quatro estrelas prateadas, mais a estrela dourada com o ano do título.
Porém, para 2016, a MLS estipulou que a equipe passasse a utilizar uma estrela dourada, sem qualquer ano dentro, para representar os cinco títulos já conquistados. A regra permanece assim até hoje, sendo que os galáticos são a única franquia a atingir a marca de cinco MLS Cup.
Atualmente, conforme explicado na imagem acima, cada equipe da MLS tem em seu escudo um número de estrelas prateadas de acordo com as conquistas até o momento. No ano em que defende o título, ela adiciona uma estrela dourada acima, com o ano da última MLS Cup. Quem atingir a marca de cinco títulos jogará na temporada seguinte com quatro estrelas prateadas mais a dourada representando a conquista, sendo que no ano seguinte elas são substituídas por uma única estrela dourada sem nada no interior.
Estrelas por equipe
Na temporada 2018, somente o LA Galaxy possui uma estrela dourada de cinco títulos da MLS Cup, pelas conquistas de 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014. Com quatro títulos e duas estrelas prateadas, aparece o DC United, por venceu em 1996, 1997, 1999 e 2004.
Com dois, e duas estrelas prateadas, aparecem San Jose Earthquakes (2001 e 2003), Houston Dynamo (2006 e 2007) e Sporting Kansas City [2000 (quando ainda era Wizards) e 2013].
Com uma estrela prateada, estão Columbus Crew (2008), Chicago Fire (1998), Portland Timbers (2015), Seattle Sounders (2016), Real Salt Lake (2009) e Colorado Rapids (2010).
O Toronto FC, atual campeão, utiliza a estrela dourada de atual campeão, com o número “17” no interior. Em 2019, o clube passará a utilizar somente uma estrela prata, já que não tem mais chances de se tornar bicampeão.
O que achou da regra das estrelas nas camisas dos times da Major League Soccer? Compartilhe!