Normalmente, um uniforme da seleção de um país é inspirado na bandeira nacional, contendo as cores presentes na mesma, porém, isso não é uma regra, já que algumas seleções utilizam uniformes de cores que não estão presentes no símbolo máximo do país.
Um desses casos é a Alemanha, que possui uma camisa titular branca, cuja história já contamos por aqui, e costuma utilizar como opção reserva uma camisa verde.
Mas o que o verde tem a ver com a seleção tetracampeã mundial? São duas as histórias mais contadas.
Duas versões para o uniforme verde: DFB e Irlanda
A primeira, e mais aceita, é de que a cor verde nos mantos alemães é inspirada na logo da federação, a Deutscher Fußball-Bund (DFB), que por sua vez é verde em referência aos gramados.
Já na segunda, contestada por alguns, é dito que após a Segunda Guerra Mundial, os alemães foram banidos dos campeonatos internacionais, voltando somente em 1950. Com isso, a Seleção da Alemanha Ocidental passou a jogar com mais frequência fora de seus domínios. Diz a lenda que a primeira equipe que aceitou disputar um amistoso foi a Irlanda e, em homenagem ao país, o verde foi adotado na camisa reserva.
Porém, muita gente fala que, na verdade, o primeiro jogo foi contra a Suíça, no dia 22 de novembro de 1950, um país que tem o alemão como uma das línguas oficiais. Além disso, o primeiro jogo contra uma país que não fala alemão teria sido contra a Turquia, no dia 17 de junho e 1951, enquanto o duelo contra os irlandeses teria ocorrido somente em outubro daquele ano, no dia 07.
A verdade é que desde a primeira vez que foi utilizada oficialmente, na Copa do Mundo de 1954, a camisa verde se tornou o modelo reserva oficial. Ela foi utilizada ainda nas Copas de 1970, 1974, 1986, inclusive na final, 1990 e 2018. Em 1994 e 1998, ela era a opção reserva, mas não foi utilizada. Além disso, apareceu nas Eurocopas, de 1972 a 2000.
Porém, a partir de 2002, a camisa verde foi deixada de lado, sendo substituída pelas cores cinza, vermelha e preta nas Copas do Mundo e Eurocopas posteriores, até 2012, quando foi lembrada na disputa do continental de seis anos atrás. Após a camisa “Flamengo” em 2014, uma nova versão verde foi lançada em 2018, para a Copa da Rússia.
Veja também:
[+] História da camisa da Alemanha
[+] Relembre as principais camisas da Alemanha na história
Qual das duas versões que explicam o fato da Alemanha vestir camisas verde você mais acredita? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o link!