O Barcelona não veste camisas brancas por causa do Real Madrid? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » O Barcelona não veste camisas brancas por causa do Real Madrid?

O Barcelona não veste camisas brancas por causa do Real Madrid?

by André Coutinho
O Barcelona não usa camisas brancas por causa do Real Madrid?
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O Fútbol Club Barcelona é uma das poucas, se não a única, equipe do mundo que não utiliza a cor branca em seus uniformes, apesar da própria cor estar em seu escudo, na parte superior esquerda onde é vista a Cruz de São Jorge. O motivo nunca precisou ser declarado oficialmente pelo clube, mas você já deve imaginar: a rivalidade com o Real Madrid, que tem o branco como sua única cor oficial. Mas acredite, nem sempre foi assim.

Barcelona já teve camisas brancas como opção reserva

O Barcelona já teve por diversas vezes o branco presente em seus uniformes, como nos primeiros calção e meiões utilizados pela equipe, lá em 1899, que se tornaram pretos em 1910. A primeira camisa chamada “reserva”da equipe também foi branca, utilizada e 1910 a 1920, quando uma camisa amarela foi lançada.

Barcelona usando camisa branca

Equipe do Barcelona contava com Evaristo e Kubala. (Foto: Reprodução Internet)

Porém, logo depois disso, esse modelo foi retomado pelos blaugranas e utilizado por diversas vezes em competições europeias, como a final da Copa da UEFA de 1960, contra o Birmingham, na Copa dos Campeões de 1959-1960, contra o Milan, e na Copa da UEFA de 1965-1966, contra o Hannover 96. Na década de 70, a equipe utilizou a camisa contra Internazionale, Steaua Bucareste e Vasas, da Hungria.

Na temporada 1974-1975, a camisa branca foi oficialmente abolida pela primeira vez, justamente pela crescente rivalidade contra os merengues, quando foi lançada uma camisa amarela com faixas diagonais nas cores azul e vermelha.

Porém, em 1978 e 1979, a camisa foi novamente utilizada pelas duas últimas vezes. A primeira na vitória sobre o Aston Villa, pelas quartas de final da Copa da UEFA e a segunda, e última, contra o Ipswich Town, na Recopa Europeia. Uma das camisas utilizadas no primeiro jogo, inclusive, foi leiloada há alguns anos. Curiosamente, não há registros da equipe com uniforme todo branco, o que leva a crer que isso nunca aconteceu.

Numeração branca também foi abolida

Por que o Barcelona não usa MAIS a cor branca?

Foto: Miguel Ruiz/FCB

O branco permaneceu nas camisas titulares do clube, em detalhes e na numeração, até 1998, quando a Nike assumiu o fornecimento de material esportivo e passou a utilizar o amarelo ou o dourado. Junto da entrada da marca americana, o clube passou a investir muito mais em sua imagem e marketing, como a criação da frase “Més que un club”, por exemplo. O não uso da cor branca também pode ser considerada parte da imagem do clube e de suas tradições.

Abolir uma cor por causa do rival é muito comum no futebol, vide casos como Corinthians não utilizar a cor verde e o Palmeiras não utilizar o preto, ou então o Grêmio não utilizar vermelho e o Inter não usar azul.

Mas, o mais curioso no caso do Barcelona é que a cor branca, abolida do clube, é a cor mais utilizada no mundo e está presente em 99% das equipes, justamente pelo contraste e fácil combinação com qualquer outra cor.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou do Barcelona não utilizar o branco em seus uniformes por causa do Real Madrid? Conhece outros casos em que uma cor foi abolida por conta de rivalidade? Deixe seu comentário!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!