Foram lançados oficialmente os novos uniformes da Holanda para a temporada 2018-2019, que são mais uma vez produzidas pela Nike, tanto para a seleção masculina, quanto para a feminina.
Apesar de parecerem iguais, os mantos trazem uma singela, porém enorme e representativa diferença no escudo. Enquanto na camisa dos homens quem dá as caras é o leão, presente desde sempre na federação holandesa, na camisa da seleção feminina ele dá lugar à leoa, representando assim de forma mais apropriada a força das mulheres holandesas.
Essa troca já havia acontecido na Eurocopa feminina 2017, sediada na Holanda, mas na época foi algo pontual, utilizado apenas para aquela competição. No entanto, com o lançamento dos novos uniformes, essa modificação se tornou permanente.
Essa homenagem à força das leoas holandesas, também vai de encontro ao momento das duas seleções. Enquanto a masculina está em baixa, tendo perdido as classificações para a Eurocopa 2016 e a Copa do Mundo 2018, a feminina conquistou o título europeu em casa e tem atualmente a melhor jogadora do mundo: Lieke Martens.
Camisa titular feminina da Holanda 18/19
O manto titular tem o template padrão Vapor, da marca americana, e traz a tradicional cor laranja como predominante. As mangas possuem um tom mais claro da cor e apresentam as ranhuras num tom ainda mais claro, também aparente na gola. A faixa na nuca é preta e apresenta a leoa em branco.
A Nike estampa uma versão preta de sua logomarca no lado direito do peito, enquanto o escudo da KNVB com a leoa é colocado no lado esquerdo, em uma versão preta.
Completam o uniforme, calção branco e meiões laranjas.
O que achou da Holanda oficializar a leoa como escudo de sua seleção feminina?