Mantos do Futebol » História » Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978 (Kimberley Mar Del Plata)

Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978 (Kimberley Mar Del Plata)

by André Coutinho
França-x-Hungria-Copa-do-Mundo-1978

Hoje trazemos um episódio ocorrido na Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina. Em partida pela Fase de Grupos, mais precisamente no Grupo 1, a França e a Hungria, já eliminadas, se enfrentariam pela última rodada.

Estava tudo correndo normalmente para a disputa de mais uma partida de Copa do Mundo que provavelmente não teria nada demais e não seria marcante, até que algo sob o agasalho dos húngaros chamou a atenção de Henri Michel, o capitão da Seleção Francesa. A Hungria usaria uniformes brancos naquele jogo, curiosamente a mesma cor escolhida pelos franceses para a disputa.

Vale lembrar que naquela época não haviam as facilidades que existem hoje, de logística, transporte de uniformes e tudo mais, então é de se imaginar que a Seleção Francesa só tinha condições de levar um uniforme. Acabou sendo o branco, ou seja, problemas à vista.

“Camisa branca?”, perguntou Michel a Andras Torocsik, capitão da Hungria. “Camisa branca”, respondeu. Michel explicou então que daquele jeito jogaria a França, mas Torocsik insistiu que era a Hungria quem usaria branco. Cada delegação assegurou que tinha uma circular da FIFA informando que deveria jogar de branco. Discutiram até que Henri Patrelle, dirigente francês, empalideceu. “Sou o único responsável. Nunca cheguei a ler a segunda circular, que modificava a primeira”, disse. A França deveria trocar de camisa, mas não tinha nenhuma. O primeiro uniforme, azul, estava a 400 quilômetros, em Buenos Aires.

Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978

Enquanto o público vaiava o atraso, um carro de polícia foi a toda velocidade até o Club Atlético Kimberley, clube da cidade de Mar Del Plata. O clube então cedeu suas tradicionais camisas de listras alviverdes. Uma curiosidade dentro disso é que o clube só possuía camisas numeradas de 1 a 16, deixando alguns jogadores franceses de fora da partida.

A França utilizou então uma das mais bizarras combinações de uniformes que se tem notícia: Camisas listradas em verde e branco, calções na cor azul e meiões vermelhos.

Os Les Bleus acabaram vencendo a partida por 3×1, com gols de Lopez, Berdoll e Rocheteau. Este último inclusive, jogou com a camisa número 7 e o calção número 18, o que causou um certo estranhamento. O gol da Hungria foi marcado por Zombori. A então promessa na época, Michel Platini, entrou no segundo tempo, no lugar de Papi.

Club Atletico Kimberley

Clube Atlético Kimberley

O Club Atlético Kimberley, também conhecido como Kimberley de Mar del Plata, é um clube argentino fundado no dia 6 de julho de 1921. O clube existe até hoje e atualmente disputa a quarta divisão do futebol argentino.

As maiores glórias do time, além de ter tido suas camisas vestidas pela Seleção Francesa, também foram um título do Torneio do Interior, a quinta divisão do país, em 2013 e 14 títulos da liga Marplatense de futebol, em 1933, 1934, 1936, 1947, 1962, 1969, 1970, 1978, 1982, 1983, 1986, 1991, 2000 e 2011.

O clube continua utilizando os uniformes listrados em verde e branco, mas diferentemente da Seleção Francesa, utiliza uma combinação comum, com calção preto e meiões verdes.

2013 campeon

►Compre camisas de seleções europeias na Fut Fanatics.

O que achou desse episódio em que a Seleção Francesa teve de utilizar uniformes alviverdes do Kimberley de Mar del Plata, na Copa do Mundo de 1978?

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!