Camisa Africa Unity 2010 Puma

No #ThrowbackThursday deste mês de outubro, o MDF traz uma camisa muito especial que causou muita comoção na época em que foi lançada: a camisa Africa Unity, criada pela Puma no ano de 2010, ano em que foi disputada a primeira Copa do Mundo no continente.

O uniforme foi lançado como uma opção para todas as 12 seleções africanas que utilizavam materiais da Puma naquele ano (Gana, Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Angola, Egito, Moçambique, Togo, Tunísia, Senegal, Marrocos e Namíbia) e poderia ser utilizado como um terceiro uniforme pelas seleções.

Além de unificar as principais seleções do país, o manto também trazia à tona o ano da biodiversidade e teve a parceria da UNEP (United Nations Environmental Program). Com isso, todo o lucro arrecadado com a camisa e outros produtos da campanha chamada “Play for life” seriam doados para projetos de biodiversidade da África.

Camisa Africa Unity

africa 4

O manto especial do continente africano possuía um efeito degradê que passava do azul celeste na parte de cima para o marrom na parte de baixo. Isso representava a paisagem africana, do céu azul ao solo fértil.

A tonalidade do marrom foi criada em escala Pantone a partir da mistura de diversos tipos de solo encontrados na África. Foram utilizados os solos de Gana, Costa do Marfim, Camarões e da África do Sul, país sede da Copa do Mundo naquele ano, que resultaram no marrom visto na camisa, calção e meiões.

Os detalhes em amarelo, como as logomarcas da Puma, numeração e o nome “AFRICA” nas costas, representavam o Sol brilhando sobre o continente.

africa 2

O escudo foi criado especialmente para o uniforme e possuía o continente africano com um aperto de mãos, representando a amizade e fraternidade.

Esse escudo era utilizado somente nas camisas que eram comercializadas, enquanto nas camisas utilizadas em jogos, os escudos utilizados eram os das federações .

africa 3

Na Copa das Nações Afrricanas daquele ano, após vencer a final por 1×0 contra a seleção de Gana, os egípcios utilizaram um modelo da camisa com a frase “Champions 2010”.

africa 6

A camisa chegou a ser vendida no Brasil na época, mas hoje só é possível ser encontrada no Mercado Livre. Lá fora, ela ainda é vendida no site Classic Football Shirts, inclusive com kits especiais.

Na época, a Puma lançou um vídeo de ativação sensacional e emocionante para o lançamento do uniforme. Confira logo abaixo:

► Compre camisas de seleções africanas na Fut Fanatics

Se lembravam da camisa Africa Unity? O que acharam dela?