Templates Adidas: Relembre modelos já lançados pela marca » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Top » Templates Adidas: Relembre modelos já lançados pela marca

Templates Adidas: Relembre modelos já lançados pela marca

by André Coutinho
Template Adidas
Compartilhe este link em suas redes sociais:

As fornecedoras de material esportivo tem chamado a atenção e até mesmo causado polêmica por apostarem em uma estratégia para a criação dos uniformes de suas equipes e seleções, o chamado “templatismo”, que é a criação de um modelo único de camisa, calção e meiões para ser utilizado pelos patrocinados, com as cores e designs específicos de cada um.

Isso já vem sendo utilizado há um bom tempo por elas, para poupar tempo e também dar unidade às suas criações. O problema é que por muitas vezes as mesmas acabam criando uniformes praticamente iguais para duas ou mais equipes, mudando apenas o escudo no peito, o que, é claro, gera muitas críticas por parte da torcida, que pede mais identidade nos uniformes, assim como mais respeito à história do time e cultura daquele povo.

Já trouxemos aqui alguns templates da Nike lançado ao longos dos últimos anos, marca que mais tem recebido esse tipo de crítica nos últimos tempos. Mas se engana quem pensa que a empresa americana é a principal representante desse movimento, quando na realidade a Adidas é a verdadeira rainha do “templatismo” mundial, tornando esta prática comum desde os anos 80, quando começaram a aparecer as marcas nas camisas de times e seleções.

Adidas Obsessão

Template Tiro17 virou uma verdadeira Obsessão e foi aplicado pela marca em diversos clubes

A marca alemã recentemente foi bem criticada por lançar uniformes de catálogo para equipes menores em que as obrigava, de alguma forma, a mudar detalhes tradicionais de seus uniformes, além de produtos como o manto “Obsessão” para o Palmeiras, baseado em um template padrão da marca, a um preço bem elevado. As seleções também costumam ter de utilizar uniformes bem parecidos, ou iguais, criados pela marca alemã.

Hoje trazemos aqui uma lista com alguns templates Adidas que marcaram época ao longo dos últimos anos, alguns com quase nenhuma mudança, outros com alguns detalhes diferentes entre eles, mas todos baseados nos mesmos modelos.

Templates Adidas

Anos 90 – Três listras largas

A década de 90 ficou na história como uma das mais marcantes quando se fala em uniformes Adidas. A marca alemã criou diversos modelos considerados clássicos nos dias de hoje, fazendo uso de listras mais largas em várias posições, algo bem diferente do que vemos nos dias de hoje, em que as três listras da marca são utilizadas quase sempre nas mangas e em uma largura menor.

No começo da década, a marca criou camisas com as três listras dispostas no ombro direito, que em um primeiro momento levavam também a logomarca da Adidas. Após uma temporada, ela foi deslocada para a gola. Recentemente, algumas equipes como Real Madrid, Juventus e o Flamengo lançaram modelos inspirados neste template e o Orlando Pirates da África do Sul o utiliza como uniforme de jogo, o que causou grande alvoroço na época do lançamento.

Uma temporada depois, a Adidas resolveu acrescentar outras três listras na parte debaixo do manto, além de colorir as mangas. Este modelo foi utilizado por diversas equipes do futebol europeu e foi o último a ser lançado antes da Copa.

Na Copa do Mundo de 1994, a Adidas foi representada por 10 das 24 seleções que disputavam o trono de campeã do mundo e enquanto algumas preferiram utilizar modelos diferenciados, como a do Estados Unidos e da Espanha, outras seleções, como Noruega, Romênia, Bulgária e Suécia decidiram utilizar um template padrão mais simples, com três listras largas em cada lado do corpo. O modelo deve servir como inspiração para algumas camisas na Copa de 2018.

Em 1996, outro template que foi muito utilizado pela marca apresentava o escudo e a logomarca no centro do uniforme, com as tres listras da marca saindo de cada um dos ombros em curvas.

2002 e 2006- Copas do Mundo

As Copas do Mundo são palco para uniformes memoráveis. Muita gente cria expectativa não só para os jogos, mas também para ver os uniformes que as seleções irão vestir, considerados o máximo em criatividade, tecnologia e design que as marcas podem proporcionar. Mas nem mesmo as Copas conseguem fugir do templatismo. E a Adidas é a campeã em criar uniformes praticamente iguais para suas seleções.

Foi assim nas Copas de 2002, quando as seleções utilizaram uniformes praticamente iguais, com diferenças apenas nas cores e em poucos detalhes, e na de 2006, quando foi criado um modelo que ficou marcado na história e era inspirado na bola da competição a “Teamgeist”, com detalhes na gola e laterais do corpo, este com maior liberdade para as seleções acrescentarem detalhes e grafismos.

2008 – Cheios de detalhes

Na temporada pós Eurocopa, a Adidas criou alguns modelos de template que ficaram muito marcados na história dos uniformes. O principal deles foi muito utilizado por algumas equipes europeias como Real Madrid e Liverpool, na Major League Soccer e é muito querido pela torcida do Palmeiras.

Ele traz as três listras nas mangas e detalhes saindo da gola para o lado esquerdo do peito, algo que acontece também na barra da camisa. Na época foi uma grande inovação nos uniformes.

2012 – Eurocopa

As Eurocopas costumam trazer sempre um modelo de template sendo usado até se esgotar, algo que vale para todas as marcas. No caso da Adidas em 2012, isso foi seguido a risca, com um modelo sendo utilizado por todas as seleções que vestiram a marca.

As três listras eram colocadas nas mangas, com uma fina linha aparecendo no final, na horizontal. Já a gola, na maioria dos casos possuía formato V com sobreposição e era formada por duas cores. Cada seleção ainda teve detalhes exclusivos nos mantos.

2016 – Listras laterais

Esse template talvez seja um dos que causaram maior polêmica entre os lançados pela Adidas. Ele foi lançado primeiramente para a Eurocopa de 2016, quando quase todas as seleções participantes o utilizaram, e depois foi passado para as equipes patrocinadas pela marca. Até hoje é utilizado como modelo de catálogo, com algumas atualizações.

O modelo trouxe a inovação de ter as três listras da marca nas laterais do corpo e não nas mangas, com gola V e grafismos espalhados pelo corpo.

2018 – Condivo

Para a temporada 2018-2019, que engloba também a Copa do Mundo, a Adidas lançou um template, batizado de Condivo18, que será o padrão. Nele, as listras são colocadas nos ombros e o manto é coberto por grafismos em forma de linhas horizontais com diversas larguras, que foram fileiras diagonais de quadrados.

Camisas da Universidad de Chile 2018 Adidas abre

O template será utilizados por algumas seleções da marca e provavelmente pela grande maioria das equipes patrocinadas, como a Universidad de Chile.

Camisas do Flamengo 2018-2019 Adidas

Há também um modelo variado, que centraliza o detalhe mais largo das linhas, que foi utilizado na camisa titular do Flamengo, lançada recentemente.

As camisas pré-jogo das seleções para a Copa do Mundo também trazem o modelo, mas em duas cores, se tornando bem mais chamativo.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da lista com alguns templates Adidas? Qual deles você mais gostava? Comenta aí!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!