Puma UniQT: Uniforme "macacão" de Camarões 2004 » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Puma UniQT: Uniforme “macacão” de Camarões 2004

Puma UniQT: Uniforme “macacão” de Camarões 2004

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Já escrevemos aqui no Mantos do Futebol sobre a polêmica camisa regata de Camarões usada em 2002 e que foi vetada pela FIFA, tanto que os jogadores tiveram que costurar mangas pretas nas peças para poder utiliza-las durante a Copa do Mundo 2002.

Mas a criatividade e a ousadia da Puma e da Federação Camaronesa de Futebol continuaram e uma nova peça causou ainda mais polêmica no mundo do futebol.

PUMA UniQT – Uniforme peça única de Camarões

Não feliz e não contente em receber uma advertência da FIFA em 2002, a Puma resolveu dois anos depois fazer um novo teste e lançou um uniforme peça única para a seleção de Camarões utilizar na Copa das Nações Africanas em 2004, batizado de UniQT.

Puma UniQT: Uniforme

O uniforme era uma espécie de macacão que unia a camisa verde e o calção vermelho e os deixavam bem colados ao corpo do atleta.

Antes do início da competição, o presidente da FIFA na época, Joseph Blatter, criticou o lançamento do polêmico uniforme e avisou que ele ia contra as regras do jogo, mas que não caberia a ele, e sim à CAF (Confederação Africana de Futebol) vetar o uso.

A competição iniciou e um acordo foi feito para que Camarões só utilizasse o uniforme durante a fase de grupos da competição, no entanto, a Puma não concordou com o veto e a seleção utilizou seu “macacão” até as quartas de final quando foi derrotado pela Nigéria.

Três meses depois, a FIFA se pronunciou sobre o caso e puniu a Federação Camaronesa de Futebol em US$ 155 mil e a perda de seis pontos nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006.

No entanto, a Puma criou uma campanha pública de apoio à Seleção de Camarões e entrou com uma ação contra a FIFA contra a proibição da peça. No final das contas, um acordo foi feito entre as partes e a disputa legal terminou com uma doação compartilhada para um projeto de desenvolvimento do futebol nos Camarões.

Apesar de conseguir reverter a punição imposta pela FIFA, a pontuação de Camarões não foi suficiente para que a equipe alcançasse a vaga no Mundial que ficou com a Costa do Marfim que somou um ponto a mais, 21 a 20.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Lembravam da Puma UniQT, o uniforme “macacão” de Camarões usado em 2004?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!