Clubes que tiveram escudos copiados no futebol » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Clubes que tiveram escudos copiados no futebol

Clubes que tiveram escudos copiados no futebol

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Clubes que tiveram escudos copiados no futebol

Sabe aquela história de “Posso copiar seu trabalho? Pode, mas não faz igual”? Pois bem, o mundo o futebol está cheio dessas.

Já estamos acostumados a trazer histórias de uniformes de alguns clubes que foram inspirados em outros times, as histórias mais famosas são do Barcelona que se inspirou no Basel da Suíça e do Real Madrid que tomou inspiração no Corinthian inglês, o mesmo que inspirou o Corinthians brasileiro.

Mas se há uma peça que costuma inspirar muitos clubes tanto no Brasil, quanto no exterior são os escudos.

Pensando nessa situação, decidimos trazer para vocês alguns emblemas muito parecidos de equipes ao redor do mundo. E é claro, como não conseguiremos mostrar todos, fiquem à vontade para enviar nos comentários outros exemplos de escudos “copiados” ou inspirados por outros por aí afora.

Vamos lá!

Barcelona – ESP x Barcelona – EQU

O Barcelona é inspiração para muita gente, certo? E o Barcelona Sporting Club, de Guayaquil, no Equador, se inspirou bastante nos blaugranas, primeiro no nome, depois no escudo, que possui muitas diferenças para o original, mas tem os elementos quase iguais.

 

Real Madrid x Real Potosí

Em 1994 o Real Potosí da Bolívia resolveu mudar o seu escudo, e o seu presidente admirava muito o Real Madrid da Espanha. O resultado é este aí que você confere acima!

 

Arsenal – ING x Gunners Harare – ZWE

Outro caso em que a equipe se inspirou num time gigante do futebol mundial desde o início. A começar pelo nome “Gunners”, o clube do Zimbábue também “criou” um escudo bem parecido com o do Arsenal, com o mesmo formato, o canhão e a fonte do nome sendo a mesma do clube inglês.

Manchester City – ING x Guayaquil City – EQU

O Guayaquil City FC é uma equipe que surgiu em 2017 (antes era chamada de Club Deportivo River Ecuador) e teve também uma mudança em sua identidade visual, passando pelo escudo, que se parece muito com o atual do Manchester City, não só pelo formato, mas também pelas influências marítimas.

 

Inter de Milão – ITA x New York City – EUA

Apesar de ser controlado pelo Manchester City, o New York City tem um escudo muito parecido com a Internazionale de Milão, em formato arredondado e as iniciais do nome do centro.

River Plate – ARG x River Plate Sergipe

O River Plate é um dos mais temidos clubes sul-americanos e já inspiraram clubes até aqui no Brasil. Em Sergipe existe a Sociedade Esportiva River Plate, que além do nome, traz um escudo bem parecido com o clube argentino. A curiosidade fica por conta de no Sergipe também ter um “Boca Junior”, mas nesse caso o escudo é completamente diferente.

 

Seleção Irlandesa x Seleção Israelita

Até entre seleções já rolou um Ctrl C + Ctrl V. Será que a Federação Irlandesa e a Israelense contrataram o mesmo designer?

 

Santos FC X Santos Amapá

Um dos clubes mais copiados do mundo com certeza é o Santos FC, seja no nome, ou no formato do escudo, ou até no nome e no escudo, sim! Lá no Amapá tem um Santos genérico que tem o escudo praticamente igual. A curiosidade fica pelo fato das equipes já terem se enfrentado pela Copa do Brasil de 2016, vitória lógico do alvinegro praiano.

 

Velez Sarsfield – ARG X San Jose – BOL

As duas equipes possuem as cores inversas no escudo, mas ambos possuem o “V”. Já o formato deles têm uma leve diferença.

Américas

No Brasil temos diversos Américas, e a alguns deles tem praticamente o mesmo escudo com pequenas alterações, separamos aqui três exemplos: América-RJ, América-RN e América-SP.

 

O Botafogo tem um dos escudos mais marcantes do mundo, se o Botafogo de São Paulo copiou apenas o nome, o da Paraíba trouxe além do nome, um escudo praticamente igual, apenas com a mudança da cor da estrela que é vermelha e não é tão solitária assim, já que tem um outra em cima do escudo.

 

Corinthians Paulista x Corinthians Alagoano

Quando foi campeão brasileiro em 1990, o popular clube paulista inspirou a criação de um xará alagoano que traz pequenas mudanças no escudo, como a bandeira, o nome dos estados e a data de fundação.

 

Coritiba x Comercial-AL

O Coritiba claramente serviu de inspiração para o Comercial de Viçosa em Alagoas.

 

Flamengo x Flamengo-PI

O nome, o escudo e as cores do Flamengo serviram de inspiração para diversos clubes no Brasil, mas o caso mais famoso é o seu xará no Piauí.

Goiás x Guarany Porto da Folha

 Se alguma vez você já confundiu o escudo do Goiás com o do Guarani-SP, saiba que veio alguém pra atrapalhar ainda mais as coisas. Em Sergipe tem um Guarany com o escudo do Goiás.

 

Internacional x Inter SM

O famoso Internacional tem um xará em seu próprio estado, o Inter de Santa Maria, que além do nome, se inspirou também no escudo do Colorado.

 

Juventude x São José

Também do Rio Grande do Sul há duas equipes com escudos bem parecidos, o Juventude e o São José, que curiosamente foram fundados no mesmo ano. Ainda bem que as cores são diferentes!

 

Juventus SP x Juventus de Jaraguá

Se o tradicional Juventus da Mooca teve seu nome inspirado em seu xará italiano, em Santa Catarina há um outro Juventus e esse com certeza teve inspiração no Moleque Travesso.

 

Maldegem x Monarcas

O Monarcas Morelia nem disfarçou ao copiar o escudo do Maldegem da Bélgica. O time belga levou na brincadeira a cópia e agradeceu a homenagem.

 

Palmeiras x Palmeira Goianinha

 

O Palmeiras tem um xará no Rio Grande do Norte. Além da ausência do “S”, o escudo traz a cor amarela no “P” e nas estrelas, além de detalhes com a sigla e a cidade sede do clube.

 

São Paulo x Atlético-Go x Ferroviário

O São Paulo FC é outro clube brasileiro que tem o seu escudo bastante copiado. Um caso famoso é o do Atlético-GO que usa um uniforme parecido com o do Flamengo, mas com o escudo bem semelhante ao do Tricolor Paulista. Já o Ferroviário do Ceará traz o escudo praticamente igual, apenas com a mudança das siglas.

O Guarani de Juazeiro do Norte no Ceará tem um escudo que lembra demais o do Sport Recife. As diferenças estão nas listras rubro-negras que aparecem na horizontal e no leão que não traz um traçado em preto.

 

Vasco da Gama x Vasco da Gama do Acre

Uma das principais cópias é o caso do Vasco da Gama do Rio de Janeiro com seu xará do Acre. A única mudança aparente está na sigla AD ao invés da CR, já que o clube é uma Associação Desportiva e não um Clube de Regatas.

►Compre a camisa de futebol na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Quais outros clubes com escudos bem parecidos você conhece? Comenta aí!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!