A Federazione Italiana Giuoco Calcio, órgão responsável por dirigir a Seleção Italiana de Futebol, lançará em outubro um novo escudo que estreará nos mantos lançados para 2018, e utilizados na Copa do Mundo da Rússia, caso a equipe se classifique.

A suspeita vinha de um leak feito pelo usuário do Twitter @hendocfc que trazia uma imagem de uma camiseta com o logo da federação e da jaqueta, do calção e dos meiões que serão utilizados pela seleção na próxima temporada. Posteriormente esse leak foi confirmado como o novo escudo.

Após o leak, outro usuário, o designer @FrancooC07 imaginou como será o novo escudo que será lançado nos próximos meses.

O provável novo escudo trará linhas arredondadas em dourado com o nome do país na parte superior. O símbolo da FIGC deixaria o centro do escudo para ser alocado também na parte superior do desenho. As três cores da bandeira continuariam sendo utilizadas na parte inferior, mas a grande novidade ficaria por conta das estrelas que passariam a ser aplicadas em dourado na parte superior do escudo e não mais dentro dele.

O novo escudo da FIGC já tem até data para ser lançado oficialmente: 02 de outubro, um mês antes do previsto. O presidente Carlo Tavecchio teria antecipado a data para que haja tempo hábil para que a Panini, maior empresa do mundo de figurinhas, possa atualizar seus novos livros ilustrados – em breve será lançado o novo Adrenalyn XL.

Os uniformes da Seleção Italiana para 2018 devem começar a ser apresentados oficialmente em novembro deste ano e a expectativa é de que o novo escudo da FIGC já conste na camisa.

O site Footy Headlines divulgou uma nova imagem do escudo já estampado em uma peça dos novos materiais da Puma para 2018. Segundo eles, a peça seria a jaqueta pré-jogo que aparece nos tweets de onde surgiram os primeiros leaks.

A imagem também pode ter dado pistas de como será o novo manto da seleção para a temporada. O que se sabe é que o uniforme deve trazer uma combinação monocromática na cor azul royal, assim como em 2006, ano da última conquista da azzurra. Outro detalhe que já é conhecido é de que os novos uniformes 2018 da marca para seleções terão design muito próximos aos lançados para Gana, Costa do Marfim e Camarões no ano passado, com as retículas que aparecem na imagem acima.

Pelo que se vê na imagem e no tweet, as retículas devem aparecer também nas camisas da seleção na cor azul marinho, fazendo contraste com o azul royal.

► Compre camisas da Itália na Fut Fanatics

O que acharam do possível mudança do escudo da Seleção da Itália para a Copa do Mundo 2018?