Camisas de Futebol » Parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo

Parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo

by Juliano Buzato
Parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualizada em 03 de outubro de 2019 – Trocas no fornecimento esportivo são detalhes bastante comuns no futebol atual, no entanto, quando um clube e uma marca estão há bastante tempo juntos, uma ruptura é assunto bastante comentados entre os apaixonados por camisas de futebol.

Recentemente, o Olympique de Marseille que vestia Adidas desde 1974, com um pequeno hiato entre 1993 e 1994, rompeu com a marca para vestir PUMA em 2018-2019. Outra equipe que há bastante tempo vestia as três listras, o Milan, também veste uniformes da marca do felino desde 2018. O Anderlecht, que estava na lista original, deixou a Adidas para vestir JOMA, assim como o Boca Juniors, que resolveu trocar a Nike pela Adidas.

O mesmo assunto foi bastante abordado no Brasil em 2016, quando o Fluminense, que vestia Adidas desde 1996, resolveu trocar as três listras pela canadense Dryworld. A escolha não deu certo, tanto que o Tricolor das Laranjeiras já está vestindo Under Armour desde 2017.

Mas quais seriam os acordos mais longevos em atividade no futebol mundial? Fomos pesquisar alguns casos e vamos deixar bem claro, o objetivo aqui não é fazer uma lista e sim elencar alguns exemplos, até porque seria muito difícil levantar quais são as parcerias mais longas no mundo todo (ou seja, se você lembrar de alguma que não está aqui na lista, comente para que possamos adicionar na matéria).

Confira abaixo, algumas parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras ao redor do mundo!

Bayern de Munique e Adidas – desde 1966

É até difícil falar do Bayern de Munique e não falar da Adidas. Juntos desde 1966 e com contrato até 2030, a fornecedora tem uma ligação tão forte com o clube que é dona inclusive de 9,4% das ações, ou seja, a probabilidade do Bayern e da Adidas continuarem por muito tempo este casamento, que em 2030 completará 64 anos, é muito grande.

River Plate e Adidas – desde 1982

Uma das parcerias mais duradouras do futebol sul-americano pertence mais uma vez à Adidas e ao River Plate, clube argentino que ostenta as três listras em seu uniforme desde a temporada 1982. Em 2015, a marca alemã renovou o contrato com os Millonarios até 2021, o que proporcionou ao clube o maior contrato de fornecimento esportivo da Argentina.

PSG e Nike – desde 1989

O PSG foi um dos primeiros clubes que a Nike assumiu no futebol em 1989, substituindo a Adidas, ou seja, já são 30 anos de parceria. Em 2013, clube e fornecedora renovaram o acordo até 2022, apesar disso, o presidente do clube francês já deu entrevistas dizendo que já procurou a marca para renegociar os valores do atual contrato e tratar de uma provável renovação.

Rosenborg BK e Adidas – desde 1993

O Rosenborg FK está ao lado da Adidas há 26 anos, quando a marca alemã substituiu a Hummel no fornecimento de material esportivo do clube norueguês. A parceria celebrou 16 dos 24 títulos nacionais da equipe.

Atlético-PR e Umbro – desde 1997

Com o fim da parceria do Fluminense com a Adidas, o Atlético-PR se tornou o clube brasileiro com o contrato mais longevo com uma fornecedora no país. A Umbro veste o Furacão desde 1997, ano em que substituiu a Rhumell, e na temporada 2017, a aliança completou 20 anos.

Benfica e Adidas – desde 1997

O Benfica e a Adidas protagonizam uma parceria das mais antigas do futebol mundial, no entanto um pequeno hiato durante a década de 90 faz com que os Encarnados só apareçam em 1997 na lista, ano em que o contrato foi retomado e as três listras substituíram a Olympic. Em 2014 a parceria foi renovada até 2021.

Inter de Milão e Nike – desde 1998

A Nike chegou à Inter de Milão em 1998, um ano depois da chegada de Ronaldo, um dos principais embaixadores da marca ao clube, em substituição à inglesa Umbro. Em 2013, a equipe anunciou a renovação do acordo com a marca por mais 10 anos, o que fará com que as partes fiquem juntas no mínimo 25 anos.

Real Madrid e Adidas – desde 1998

A Adidas chegou ao Real Madrid em 1998 para substituir a espanhola Kelme. Desde então, a parceria entre os merengues e as três listras tem sido uma das mais vitoriosas do mundo. Em 2012, as partes renovaram o vínculo até 2020, o que garantirá ao menos 22 anos de parceria.

Barcelona e Nike – desde 1998

Outra parceria bastante vitoriosa é a da Nike com o Barcelona que chegou ao 1998 substituindo a italiana Kappa.

Foi ao lado da fornecedora norte-americana que o clube catalão vivenciou a sua época dourada que teve Ronaldinho Gaúcho e Messi como protagonistas.

Recentemente a Nike renovou o contrato com o Barcelona até 2028 e as cifras estão entre as maiores já acordadas com um clube na história.

Universidad de Chile e Adidas – desde 1999

Parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo

Nas Américas, algumas equipes possuem parcerias bem antigas e passam a aparecer nesta lista. Começamos pela Universidad de Chile, que veste Adidas desde 1999, quando a colocou no lugar da Reebok. Desde então, foram nove títulos chilenos, três Copas do Chile, uma Supercopa e uma Copa Sulamericana, em 2011, juntos.

Club América e Nike – desde 2000

Parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo

O clube amarelo e azul possui a parceria mais antiga no país, com a Nike, parceira desde 2000, quando substituiu a rival Adidas. O clube é tido como um dos principais patrocinados da marca no mundo até hoje, sempre ganhando modelos exclusivos e participando de grandes campanhas. A parceria já conquistou cinco títulos mexicanos, uma Copa do México, duas “Campeón de campeones”, três Ligas dos Campeões da CONCACAF e uma Copa dos Gigantes da CONCACAF.

Corinthians e Nike – 2003

Antônio Gaudério/Folhapress

O principal time da Nike no Brasil é o Corinthians e a parceria entre as partes iniciou em 2003, quando a fornecedora norte-americana substituiu a Topper no fornecimento de material esportivo do Timão. A parceria tem validade até 2029, garantindo assim, um total de vinte seis anos de vínculo entre as partes.

■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: InstagramTwitter e Youtube.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaram da matéria com as parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo? Faltou alguma? Comente!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!