Cuban leader Fidel Castro shows a copy of a newspaper in this undated photo released on August 13, 2006. A Cuban newspaper on Sunday published the first photographs of Fidel Castro since his stomach surgery and the Cuban leader said he had stabilized "considerably" but was not out of the woods. QUALITY FROM SOURCE  FOR EDITORIAL USE ONLY  REUTERS/Estudios Revolucion-Juventud Rebelde/Handout  (CUBA)
Crédito: Reuters

Amado por uns e odiado por outros, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu em Havana nesta sexta (25/11) aos 90 anos. Fidel foi uma das principais lideranças comunistas do mundo, e ao lado de Che Guevara conduziu a revolução cubana em 1959, que culminou na criação do Partido Comunista de Cuba, que governa o país até hoje.

No entanto, o intuito deste post é falar sobre uma das maiores curiosidades envolvendo o líder cubano e o tema deste blog, afinal, por que Fidel Castro vestia Adidas?

Este foi um questionamento feito por muita gente quando o Papa Francisco visitou Cuba em 2015, e o mundo voltou os olhos para a ilha, tanto que o site BuzzFeed foi atrás de dirigentes da marca das três listras, para saber se existia algum motivo oficial, ou seja, algum patrocínio pessoal da marca com o ex-presidente cubano.

AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO   ---  RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS - GETTY OUT
Crédito: AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO

Na época, a diretora de marketing da Adidas, Katja Schreiber, afirmou categoricamente que não havia nenhum tipo de contrato entre a marca e Fidel Castro, ideia essa que pareceria muito non-sense, já que a Adidas pode ser considerada um ícone do capitalismo, já que a empresa movimenta bilhões no segmento esportivo todo ano.

Apesar disso, a hipótese mais pláusivel sobre a predileção de Castro para os produtos da marca, veio da própria diretora da Adidas, que afirmou:

“A razão pela qual Fidel Castro utiliza roupas da Adidas, deve ser pelo fato da nossa marca ser a fornecedora oficial de material esportivo para a equipe olímpica de Cuba”, conjecturou Katja na época.

Pessoas mais próximas a Fidel, confirmaram após a repercussão da matéria, que apesar do político já ter usado roupas de diversas marcas, como Umbro e até a norte-americana Nike, ele tinha preferência pela Adidas, pois esta era uma parceira do esporte cubano, entretanto, para alguns cientistas políticos, o fato do ex-líder aposentar seu uniforme militar verde e aparecer sempre de maneira despojada e com roupas de grifes internacionais, era um nítido sinal de que ele queria mostrar ao mundo que aquele Fidel revolucionário não existia mais, estava aposentado e principalmente mudado, estava querendo abrir diálogo com o mundo capitalista.

De fato, de alguns anos pra cá, com intermediação do Papa Francisco I, houve uma aproximação entre Cuba e Estados Unidos, tanto que Barack Obama e Raúl Castro, irmão de Fidel e atual presidente do país, chegaram a se reunir na ilha no início de 2016.

No fim das contas, a teoria levantada por Katja Schreiber se confirmou neste ano. Em 2016, a Puma substituiu a Adidas no fornecimento esportivo da equipe olímpica cubana, e nas suas últimas aparições em público, Fidel foi visto sempre vestindo jaquetas da marca do felino, uma das principais concorrentes da Adidas no mundo.

Crédito: AP
Crédito: AP

► Compre produtos Adidas na Fut Fanatics