Por que Fidel Castro vestia Adidas? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Por que Fidel Castro vestia Adidas?

Por que Fidel Castro vestia Adidas?

by Juliano Buzato
Handout photo of Cuban leader Castro showing a copy of a newspaper -SIN98_CUBA_0813_03.JPG-
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Amado por uns e odiado por outros, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu em Havana nesta sexta (25/11) aos 90 anos. Fidel foi uma das principais lideranças comunistas do mundo, e ao lado de Che Guevara conduziu a revolução cubana em 1959, que culminou na criação do Partido Comunista de Cuba, que governa o país até hoje.

No entanto, o intuito deste post é falar sobre uma das maiores curiosidades envolvendo o líder cubano e o tema deste blog, afinal, por que Fidel Castro vestia Adidas?

Este foi um questionamento feito por muita gente quando o Papa Francisco visitou Cuba em 2015, e o mundo voltou os olhos para a ilha, tanto que o site BuzzFeed foi atrás de dirigentes da marca das três listras, para saber se existia algum motivo oficial, ou seja, algum patrocínio pessoal da marca com o ex-presidente cubano.

AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO --- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS - GETTY OUT

Crédito: AFP PHOTO / WWW.CUBADEBATE.CU / ALEX CASTRO

Na época, a diretora de marketing da Adidas, Katja Schreiber, afirmou categoricamente que não havia nenhum tipo de contrato entre a marca e Fidel Castro, ideia essa que pareceria muito non-sense, já que a Adidas pode ser considerada um ícone do capitalismo, já que a empresa movimenta bilhões no segmento esportivo todo ano.

Apesar disso, a hipótese mais pláusivel sobre a predileção de Castro para os produtos da marca, veio da própria diretora da Adidas, que afirmou:

“A razão pela qual Fidel Castro utiliza roupas da Adidas, deve ser pelo fato da nossa marca ser a fornecedora oficial de material esportivo para a equipe olímpica de Cuba”, conjecturou Katja na época.

Pessoas mais próximas a Fidel, confirmaram após a repercussão da matéria, que apesar do político já ter usado roupas de diversas marcas, como Umbro e até a norte-americana Nike, ele tinha preferência pela Adidas, pois esta era uma parceira do esporte cubano, entretanto, para alguns cientistas políticos, o fato do ex-líder aposentar seu uniforme militar verde e aparecer sempre de maneira despojada e com roupas de grifes internacionais, era um nítido sinal de que ele queria mostrar ao mundo que aquele Fidel revolucionário não existia mais, estava aposentado e principalmente mudado, estava querendo abrir diálogo com o mundo capitalista.

De fato, de alguns anos pra cá, com intermediação do Papa Francisco I, houve uma aproximação entre Cuba e Estados Unidos, tanto que Barack Obama e Raúl Castro, irmão de Fidel e atual presidente do país, chegaram a se reunir na ilha no início de 2016.

No fim das contas, a teoria levantada por Katja Schreiber se confirmou neste ano. Em 2016, a Puma substituiu a Adidas no fornecimento esportivo da equipe olímpica cubana, e nas suas últimas aparições em público, Fidel foi visto sempre vestindo jaquetas da marca do felino, uma das principais concorrentes da Adidas no mundo.

Crédito: AP

Crédito: AP

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

► Compre produtos Adidas na Fut Fanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!