Camisas de Futebol » Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978 (Kimberley Mar Del Plata)

Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978 (Kimberley Mar Del Plata)

by André Coutinho
França-x-Hungria-Copa-do-Mundo-1978
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Hoje trazemos um episódio ocorrido na Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina. Em partida pela Fase de Grupos, mais precisamente no Grupo 1, a França e a Hungria, já eliminadas, se enfrentariam pela última rodada.

Estava tudo correndo normalmente para a disputa de mais uma partida de Copa do Mundo que provavelmente não teria nada demais e não seria marcante, até que algo sob o agasalho dos húngaros chamou a atenção de Henri Michel, o capitão da Seleção Francesa. A Hungria usaria uniformes brancos naquele jogo, curiosamente a mesma cor escolhida pelos franceses para a disputa.

Vale lembrar que naquela época não haviam as facilidades que existem hoje, de logística, transporte de uniformes e tudo mais, então é de se imaginar que a Seleção Francesa só tinha condições de levar um uniforme. Acabou sendo o branco, ou seja, problemas à vista.

“Camisa branca?”, perguntou Michel a Andras Torocsik, capitão da Hungria. “Camisa branca”, respondeu. Michel explicou então que daquele jeito jogaria a França, mas Torocsik insistiu que era a Hungria quem usaria branco. Cada delegação assegurou que tinha uma circular da FIFA informando que deveria jogar de branco. Discutiram até que Henri Patrelle, dirigente francês, empalideceu. “Sou o único responsável. Nunca cheguei a ler a segunda circular, que modificava a primeira”, disse. A França deveria trocar de camisa, mas não tinha nenhuma. O primeiro uniforme, azul, estava a 400 quilômetros, em Buenos Aires.

Camisa alviverde da Seleção Francesa Copa 1978

Enquanto o público vaiava o atraso, um carro de polícia foi a toda velocidade até o Club Atlético Kimberley, clube da cidade de Mar Del Plata. O clube então cedeu suas tradicionais camisas de listras alviverdes. Uma curiosidade dentro disso é que o clube só possuía camisas numeradas de 1 a 16, deixando alguns jogadores franceses de fora da partida.

A França utilizou então uma das mais bizarras combinações de uniformes que se tem notícia: Camisas listradas em verde e branco, calções na cor azul e meiões vermelhos.

Os Les Bleus acabaram vencendo a partida por 3×1, com gols de Lopez, Berdoll e Rocheteau. Este último inclusive, jogou com a camisa número 7 e o calção número 18, o que causou um certo estranhamento. O gol da Hungria foi marcado por Zombori. A então promessa na época, Michel Platini, entrou no segundo tempo, no lugar de Papi.

Club Atletico Kimberley

Clube Atlético Kimberley

O Club Atlético Kimberley, também conhecido como Kimberley de Mar del Plata, é um clube argentino fundado no dia 6 de julho de 1921. O clube existe até hoje e atualmente disputa a quarta divisão do futebol argentino.

As maiores glórias do time, além de ter tido suas camisas vestidas pela Seleção Francesa, também foram um título do Torneio do Interior, a quinta divisão do país, em 2013 e 14 títulos da liga Marplatense de futebol, em 1933, 1934, 1936, 1947, 1962, 1969, 1970, 1978, 1982, 1983, 1986, 1991, 2000 e 2011.

O clube continua utilizando os uniformes listrados em verde e branco, mas diferentemente da Seleção Francesa, utiliza uma combinação comum, com calção preto e meiões verdes.

2013 campeon

►Compre camisas de seleções europeias na Fut Fanatics.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou desse episódio em que a Seleção Francesa teve de utilizar uniformes alviverdes do Kimberley de Mar del Plata, na Copa do Mundo de 1978?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!