Camisa da Bolívia na Copa de 1930 #ThrowbackThursday » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Camisa da Bolívia na Copa de 1930 #ThrowbackThursday

Camisa da Bolívia na Copa de 1930 #ThrowbackThursday

by André Coutinho
Viva Urugay - Camisa da Bolívia Copa 1930
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Camisa da Bolívia na Copa de 1930

Muita gente se espanta ao saber que a Bolívia já participou de mais de uma Copa do Mundo. Talvez alguns se lembrem da participação nos Estados Unidos, em 1994, com o craque Etcheverry, mas 64 anos antes, a seleção sul-americana havia sido uma das pioneiras na maior competição futebolística do planeta.

E é sobre a camisa utilizada pela seleção que falaremos hoje aqui no nosso #ThrowbackThursday.

O ano era 1930, e a 1ª Copa do Mundo, no Uruguai era o grande evento esportivo do ano, mexendo com multidões e começando uma enorme história que vemos até os dias de hoje. Quem não fica emocionado em uma Copa, não é mesmo?

A Bolívia foi uma das 13 equipes a participar da Copa. Caiu no Grupo 2, com Brasil e Iugoslávia (atual Sérvia). A campanha foi fraca, sem deixar saudades: 2 derrotas por 4×0 e eleita a pior seleção da competição.

Mas nem por isso a Bolívia ficou esquecida no tempo. Eles acabaram deixando sua marca na história sim, mas por uma gafe.

Antes da partida contra a seleção da Iugoslávia, no dia 17 de Julho de 1930, a Bolívia fez uma ação buscando o apoio da torcida uruguaia que lotava o Estádio Parque Central, em Montevideo. A delegação resolveu estampar nas camisas dos jogadores, letras, que juntas formavam a frase “Viva Uruguay”. Até aí tudo bem. 

Acontece que um dos jogadores que possuía um “U” na camisa desapareceu na hora da foto oficial (diz a lenda que ele estava no banheiro) e o resultado disso você vê abaixo:

Camisa da Bolívia na Copa de 1930

Sim, na foto oficial, revelada dias depois, foi descoberto que a frase se transformou em “Viva Urugay”. Uma gafe que foi corrigida depois. 

A Bolívia enfrentou a Iugoslávia com essa camisa, na cor branca e as letras na cor verde. O calção era verde escuro e os meiões pretos.

No dia 20 de Julho de 1930, antes da partida contra o Brasil, o elenco resolveu tirar outra foto e dessa vez, correu tudo bem. Com todos os jogadores, a seleção conseguiu finalmente uma foto com a frase “Viva Uruguay”.

Camisa da Bolívia na Copa de 1930 - Viva Uruguay

Outro fato inusitado ocorreu neste jogo. A Bolívia e o Brasil atuavam com uniformes brancos. O jogo começou com ambas as seleções vestindo seus mantos titulares, mas após muitos erros e reclamações dos jogadores, a partida foi interrompida. A Bolívia precisou trocar de camisa e como não tinha camisa reserva, pegou emprestada a camisa celeste da Seleção Uruguaia, usada nas Olimpíadas, da qual a seleção celeste era a campeã. A camisa não deu sorte e o Brasil venceu.

Compre camisas de seleções na Fut Fanatics. A loja toda com 10% de desconto no cupom MANTOS10.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam da camisa da Bolívia na Copa de 1930 homenageando o Uruguai?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!