Camisas de Futebol » As principais camisas da Seleção do Chile

As principais camisas da Seleção do Chile

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

As principais camisas da Seleção do Chile

Nesta terça-feira (10/10), se encerra mais uma caminhada da nossa seleção rumo a classificação à Copa do Mundo. As Eliminatórias reuniram as seleções dos 10 países que pertencem à Conmebol. Foram 18 jogos, dois contra cada uma das seleções, e no final, os quatro primeiros colocados vão para a Rússia. O 5º lugar disputa uma repescagem para tentar a classificação.

Como sabemos, nossa seleção, que começou bem mal, se classificou em primeiro lugar com algumas rodadas de antecedência, após uma arrancada incrível com o técnico Tite.

Nosso primeiro e último adversário é a fortíssima Seleção Chilena, atual campeã da Copa América e da Copa America Centenario, que busca a classificação nesta última rodada.

No retrospecto Brasil x Chile, vantagem absoluta nossa, com direito a quatro vitórias em quatro jogos de Copas do Mundo para nossa seleção. Porém, na última partida deu Chile, em Santiago, por 2×0 na rodada inicial destas Eliminatórias.

Vamos então conferir um pouco da história da camisa da nossa adversária de logo mais.

Confira as principais camisas da seleção chilena na história:

1930 –  A primeira Copa

Fonte: Cores das Copas

Fonte: Cores das Copas

A seleção chilena disputou a 1ª Copa do Mundo da história, em 1930 no Uruguai, e terminou na 5ª colocação, após uma campanha de 2 vitórias (3×0 contra o México e 1×0 contra a França) e 1 derrota (3×1 para a Argentina).

Diferentemente da camisa vermelha que estamos acostumados hoje, o Chile atuou na Copa com camisas brancas, calções azuis e meiões negros. A Seleção ainda possuía calções vermelhos como alternativos.

Chile-1930-Soccer-Jersey

1962 – A Copa do Chile

1962_LOCAL

Fonte: Chilekits.com

Em 1962, o Chile recebeu a Copa do Mundo. Essa Copa marcou a melhor campanha da história da Seleção Chilena. Na primeira fase, o Chile ficou em 2º lugar no Grupo 2, com 2 vitórias (3×1 contra a Suíça e 2×0 contra a Itália) e 1 derrota (2×0 para a Alemanha Ocidental). Na 2ª fase, vitória sobre a União Soviética por 2×1 nas quartas de final e nas semi finais, derrota por 4×2 para o Brasil, que seria bicampeão naquela edição. Foi a primeira derrota da Seleção Chilena para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

O Chile utilizou uma camisa toda vermelha com gola pólo, calção azul e meiões brancos, seu uniforme clássico.

chile-1962-2

1998 – A temível dupla de ataque

1998

Fonte: americankits.blogspot.com

Após um hiato de 16 anos, ou quatro edições de Copa do Mundo sem disputar, o Chile chegou com muitas credenciais para a disputa do torneio de 1998, na França. Muita gente deve se lembrar da incrível dupla de ataque da seleção, formada por Ivan “Bambam” Zamorano e Marcelo Salas.

O uniforme também ficou muito marcado pelo modelo utilizado, em uma época na qual eram comum uniformes mais extravagantes, embora essa fase tenha sido mais explícita no começo da década de 90.

A Reebok criou uma camisa vermelha e colocou sua logomarca como detalhe em branco na camisa, o que fez muito sucesso. O calção titular era azul e o meião azul. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo e possuía camisas, calções e meiões brancos.

A campanha do Chile foi “regular” na 1ª fase, com empates em 1×1 com a Itália, Áustria e Camarões. Os 3 pontos renderam a classificação. Mas aí estava mais uma vez o Brasil no caminho. Nova vitória da nossa seleção, dessa vez por 4×1. A segunda eliminação chilena para os brasileiros.

chile-en-francia-1998

2010 – De novo o Brasil…

chile2010home

Fonte: musiteck.blogspot.com

E 12 anos após 1998, lá em 2010, a Seleção Chilena voltava a disputar a Copa do Mundo, esta, disputada na África do Sul. A Seleção chegava com alguns jogadores consagrados, como o atacante Suazo, somado a grandes potenciais, que hoje se tornaram craques de nível mundial, como Vidal e Alexis Sanchez.

O uniforme do Chile desta vez era mais simples e sofisticado. A Brooks, que ficou por bastante tempo como fornecedora de material esportivo da seleção, criou uma camisa toda vermelha e linhas douradas nas mangas. O calção trazia um tom mais escuro de azul, utilizado também nos meiões. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo, totalmente branco.

O Chile ficou em 2º lugar na fase de grupos. Disputando o Grupo H, com a seleção que seria campeã posteriormente, a Espanha, Suíça e Honduras, a Seleção Chilena teve uma campanha de 2 vitórias (1×0 contra Honduras e 1×0 contra a Suíça) e 1 derrota (2×1 para a Espanha).

Nas Oitavas de Final, adivinhem? O Brasil. E mais uma vez vitória da nossa seleção, mais uma vez com certa tranquilidade. 3×0 foi o placar final.

1253685_full-lnd

2014/15 – A trave salvou o Brasil! / Finalmente campeões!

Camisas-do-Chile-2014-2015-Copa-do-Mundo-Titular

A mesma camisa do Chile feita pela Puma tem algumas histórias a serem contadas. Ela foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 primeiramente.

O uniforme consistia no modelo 2014 da Puma, feito especialmente para a Copa. Era composto de camisa vermelha, com gola pólo azul e finas faixas em branco, o calção e meiões na cor azul. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo e era todo branco.

Na Copa, o Chile levou uma seleção com a base daquelas jovens promessas de 2010, que já eram realidade. Temos como destaque o meia Vidal e o atacante Alexis Sanchez. Mais uma vez a seleção caiu no grupo da Espanha, mas dessa vez a história foi diferente. O Chile estreou no Grupo B com vitória de 3×1 sobre a Austrália. Logo mais, vitória sobre a Espanha, até então a campeã do mundo, por 2×0 e com isso, eliminação precoce da Fúria. Na última rodada, derrota de 2×0 para a Holanda e o 2º lugar no grupo. Creio que não preciso falar que seleção o Chile enfrentou nas Oitavas né? Lógico que foi o Brasil. Mas, diferentemente das outras vezes, o Chile dificultou e muito a vida da canarinho. 1×1 no tempo normal e derrota nos pênaltis. Mas, uma bola na trave no último lance da prorrogação, em chute do atacante Pinilla quase fez com que a vingança dos chilenos se realizasse e com isso, não teríamos também o 7×1.

O uniforme continuou sendo utilizado pela seleção na disputa da Copa América de 2015, em casa. O Chile passou tranquilamente pela fase de grupos, com vitórias de 3×0 sobre o Equador e 5×0 sobre a Bolívia e empate em 3×3 com o México. Na 2ª fase, o Chile venceu em um jogo dificílimo o Uruguai, até então campeão da Copa América, por 1×0, nas quartas de final. Nas semi finais, 2×1 sobre o Perú e finalmente a sonhada final contra a Argentina. Em um jogo muito parelho e difícil, Chile e Argentina empataram em 0x0 no tempo normal. A disputa foi para os pênaltis e deu Chile por 4×1. O primeiro grande título da história da Seleção Chilena em 115 anos de existência.

chile 2014

2016/17 – Copa America Centenario e Eliminatórias

 

A Nike assumiu os uniformes chilenos logo após a conquista da Copa América em 2015 e, após um uniforme tampão sem muito destaque, criou os novos uniformes que seriam utilizados na Copa America Centenario, disputada nos Estados Unidos no ano passado.

O modelo é o padrão utilizado pela marca para as seleções com faixas nas laterais e na nuca, sendo a cor predominante o tradicional vermelho. A principal mudança foi na cor do calção, que passou a ser vermelho, com meiões azuis. O uniforme reserva traz uma combinação toda branca.

Com estes uniformes, o Chile disputou a competição especial. Na primeira fase, derrota por 2×1 para a Argentina na estreia, seguida de vitórias por 2×1 sobre a Bolívia e por 4×2 sobre o Panamá, garantindo assim a segunda colocação no Grupo D. Nas quartas, a seleção protagonizou a maior surpresa da competição, não por ter vencido o México, mas sim por ter goleado por 7×0, com show de Vargas, que marcou 4 gols. O adversário na semi final foi a Colômbia e nova vitória dos chilenos, desta vez por 2×0.

Na final, uma velha conhecida, a Seleção Argentina, adversária dos chilenos na final em 2015 e que já os havia vencido na fase de grupos. O jogo foi bem parelho, sem muitas chances claras de gol, apenas uma de Higuaín que o atacante desperdiçou, e novamente os pênaltis. Messi, o melhor do mundo na época, perdeu sua cobrança, assim como Biglia, enquanto do lado chileno somente Vidal desperdiçou, dando mais um título para o Chile e fazendo Lionel se aposentar da seleção (voltaria atrás dias depois).

(Xinhua/Li Muzi/IANS)

Nas Eliminatórias, porém, o Chile vive dias de tensão. Após um começo muito bom e certa regularidade durante a disputa, os chilenos passaram a tropeçar muito nas últimas rodadas, chegando ao jogo final com chances de ficar de fora da Copa da Rússia.

Até o momento, o Chile possui 26 pontos (8 vitórias, 2 empates e 7 derrotas), 26 gols pró e 24 gols contra, um saldo de +2, em 17 jogos. Para se classificar, precisa vencer o Brasil na última rodada, caso contrário dependerá dos resultados de Perú x Colômbia, Equador x Argentina e Paraguai x Venezuela.

Abaixo, segue outros uniformes utilizados pela Seleção Chilena em sua história:

Evolução das camisas da seleção do Chile► Compre a camisa do Chile na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam das principais camisas da Seleção do Chile? Acreditam que a seleção vai para a Rússia?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!