As principais camisas da Seleção do Chile

A partir desta quinta-feira, começa mais uma caminhada da nossa seleção rumo a classificação à Copa de 2018 na Rússia. As Eliminatórias reúnem as seleções dos 10 países que pertencem à Conmebol. São 18 jogos, dois contra cada uma das seleções, e no final, os quatro primeiros colocados vão para a Rússia. O 5º lugar disputa uma repescagem para tentar a classificação.

O Mantos do Futebol trará nestes confrontos as principais camisas utilizadas por cada uma das seleções que o Brasil enfrentar.

E nosso 1º adversário será a fortíssima seleção chilena, atual campeã da Copa América, disputada lá no Chile, ainda neste ano. A Seleção é considerada uma das favoritas a uma das vagas para 2018.

No retrospecto Brasil x Chile, vantagem absoluta nossa, com direito a quatro vitórias em quatro jogos de Copas do Mundo para nossa seleção.

Mas, após o sucesso recente, a seleção chilena chega com tudo e promete dar muito trabalho para a Seleção Brasileira.

Confira as 5 principais camisas da seleção chilena na história:

1930 –  A primeira Copa

Fonte: Cores das Copas
Fonte: Cores das Copas

A seleção chilena disputou a 1ª Copa do Mundo da história, em 1930 no Uruguai, e terminou na 5ª colocação, após uma campanha de 2 vitórias (3×0 contra o México e 1×0 contra a França) e 1 derrota (3×1 para a Argentina).

Diferentemente da camisa vermelha que estamos acostumados hoje, o Chile atuou na Copa com camisas brancas, calções vermelhos e meiões negros. A Seleção ainda possuía calções vermelhos como alternativos.

Chile-1930-Soccer-Jersey

1962 – A Copa do Chile

1962_LOCAL
Fonte: Chilekits.com

Em 1962, o Chile recebeu a Copa do Mundo. Essa Copa marcou a melhor campanha da história da Seleção Chilena. Na primeira fase, o Chile ficou em 2º lugar no Grupo 2, com 2 vitórias (3×1 contra a Suíça e 2×0 contra a Itália) e 1 derrota (2×0 para a Alemanha Ocidental). Na 2ª fase, vitória sobre a União Soviética por 2×1 nas quartas de final e nas semi finais, derrota por 4×2 para o Brasil, que seria bicampeão naquela edição. Foi a primeira derrota da Seleção Chilena para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

O Chile utilizou uma camisa toda vermelha com gola pólo, calção azul e meiões brancos, seu uniforme clássico.

chile-1962-2

1998 – A temível dupla de ataque

1998
Fonte: americankits.blogspot.com

Após um hiato de 16 anos, ou quatro edições de Copa do Mundo sem disputar, o Chile chegou com muitas credenciais para a disputa do torneio de 1998, na França. Muita gente deve se lembrar da incrível dupla de ataque da seleção, formada por Ivan “Bambam” Zamorano e Marcelo Salas, que é até hoje o maior artilheiro da seleção.

O uniforme também ficou muito marcado pelo modelo utilizado. Na época, era comum uniformes mais extravagantes, embora essa fase tenha sido mais explícita no começo da década de 90. A Reebok na época criou uma camisa vermelha e colocou sua logomarca como detalhe em branco na camisa, que fez muito sucesso. O calção titular era azul e o meião azul. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo e possuía camisas, calções e meiões brancos.

A campanha do Chile foi “regular” na 1ª fase, com empates em 1×1 com a Itália, Áustria e Camarões. Os 3 pontos renderam a classificação. Mas aí estava mais uma vez o Brasil no caminho. Nova vitória da nossa seleção, dessa vez por 4×1. A segunda eliminação chilena para os brasileiros.

chile-en-francia-1998

2010 – De novo o Brasil…

chile2010home
Fonte: musiteck.blogspot.com

E 12 anos após 1998, lá em 2010, a Seleção Chilena voltava a disputar a Copa do Mundo, esta, disputada na África do Sul. A Seleção chegava com alguns jogadores consagrados, como o atacante Suazo, somado a grandes potenciais, que hoje se tornaram craques de nível mundial, como Vidal e Alexis Sanchez.

O uniforme do Chile desta vez era mais simples e sofisticado. A Brooks, que ficou por bastante tempo como fornecedora de material esportivo da seleção, criou uma camisa toda vermelha e linhas douradas nas mangas. O calção trazia um tom mais escuro de azul, utilizado também nos meiões. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo, totalmente branco.

O Chile ficou em 2º lugar na fase de grupos. Disputando o Grupo H, com a seleção que seria campeã posteriormente, a Espanha, Suíça e Honduras, a Seleção Chilena teve uma campanha de 2 vitórias (1×0 contra Honduras e 1×0 contra a Suíça) e 1 derrota (2×1 para a Espanha).

Nas Oitavas de Final, adivinhem? O Brasil. E mais uma vez vitória da nossa seleção, mais uma vez com certa tranquilidade. 3×0 foi o placar final.

1253685_full-lnd

2014/15 – A trave salvou o Brasil! / Finalmente campeões!

Camisas-do-Chile-2014-2015-Copa-do-Mundo-Titular

A mesma camisa do Chile feita pela Puma tem algumas histórias a serem contadas. Ela foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 primeiramente.

O uniforme consistia no modelo 2014 da Puma, feito especialmente para a Copa. Era composto de camisa vermelha, com gola pólo azul e finas faixas em branco, o calção e meiões na cor azul. O uniforme reserva seguia o mesmo modelo e era todo branco.

Na Copa, o Chile levou uma seleção com a base daquelas jovens promessas de 2010, que já eram realidade. Temos como destaque o meia Vidal e o atacante Alexis Sanchez. Mais uma vez a seleção caiu no grupo da Espanha, mas dessa vez a história foi diferente. O Chile estreou no Grupo B com vitória de 3×1 sobre a Austrália. Logo mais, vitória sobre a Espanha, até então a campeã do mundo, por 2×0 e com isso, eliminação precoce da Fúria. Na última rodada, derrota de 2×0 para a Holanda e o 2º lugar no grupo. Creio que não preciso falar que seleção o Chile enfrentou nas Oitavas né? Lógico que foi o Brasil. Mas, diferentemente das outras vezes, o Chile dificultou e muito a vida da canarinho. 1×1 no tempo normal e derrota nos pênaltis. Mas, uma bola na trave no último lance da prorrogação, em chute do atacante Pinilla quase fez com que a vingança dos chilenos se realizasse e com isso, não teríamos também o 7×1.

O uniforme continuou sendo utilizado pela seleção na disputa da Copa América desse ano, em casa. O Chile passou tranquilamente pela fase de grupos, com vitórias de 3×0 sobre o Equador e 5×0 sobre a Bolívia e empata em 3×3 com o México. Na 2ª fase, o Chile venceu em um jogo dificílimo o Uruguai, até então campeão da Copa América, por 1×0, nas quartas de final. Nas semi finais, 2×1 sobre o Perú e finalmente a sonhada final contra a Argentina. Em um jogo muito parelho e difícil, Chile e Argentina empataram em 0x0 no tempo normal. A disputa foi para os pênaltis e deu Chile por 4×1. O primeiro grande título da história da Seleção Chilena em 115 anos de existência.

chile 2014

 

Abaixo, segue outros uniformes utilizados pela Seleção Chilena em sua história:

Evolução das camisas da seleção do Chile

A Seleção Chilena agora busca um novo recorde. O de se classificar para três Copas do Mundo em sequência pela primeira vez em sua história. A seleção é cotada também a chegar na 1ª colocação das Eliminatórias.

Para a disputa das Eliminatórias, o Chile usará uniformes da Nike. Inclusive, o Mantos do Futebol já falou sobre os novos uniformes da Seleção Chilena.

► Compre a camisa do Chile na Fut Fanatics

O que acharam das principais camisas da Seleção do Chile? Acreditam que a seleção vai para a Rússia?