Camisas de Futebol » As principais camisas da Seleção da Venezuela

As principais camisas da Seleção da Venezuela

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Evolução das camisas da Seleção da Venezuela

Seguindo com nossa série especial dos adversários da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018, hoje trazemos o nosso segundo adversário, a Seleção Venezuelana.

Veja também: 

[+] Principais camisas da seleção do Chile

O jogo será às 22h, no estádio Castelão, em Fortaleza, Ceará. Ambas as seleções perderam na 1ª rodada e buscam a vitória para não terem um começo de Eliminatórias desastroso. O favoritismo é claramente brasileiro, mas nos últimos tempos, não podemos afirmar que nossa seleção será a vencedora tão facilmente.

História e a cor Vinotinto

A Federação Venezuelana de Futebol foi criada no ano de 1926, mas só se filiou à FIFA em 1952, 22 anos após o começo da disputa da Copa do Mundo.

Seleção da Venezuela Vinotinto

Por sinal, a “Vinotinto” é mais uma seleção que veste uma camisa com uma cor que não é presente na bandeira nacional que é amarela, azul e vermelha com estrelas brancas.

A explicação é histórica, isso porque em 1938, durante os Jogos Centroamericanos, a Venezuela enfrentaria a Colômbia e o Equador, países que tem as mesmas cores na bandeira e nos uniformes. Então para se destacar, a delegação resolveu utilizar o uniforme da Guarda Nacional Venezuelana que vestia vinho como simbolização de todas as cores da bandeira unificadas.

A Venezuela é a única seleção das Eliminatórias que NUNCA disputou uma Copa do Mundo. Como melhores resultados, a equipe tem dois 4º lugares nos Jogos Pan-americanos de 1951 e Jogos Pan-americanos de 1955 e um 5º lugar na Copa América de 1967.

Antigamente, a seleção era vista como o grande saco de pancadas das Eliminatórias. Até 2000, a Vinotinto havia vencido apenas 2 jogos. Em 15 de Março de 1981, 1×0 em cima da Bolívia, com 1 gol de Pedro Acosta, e em  12 de Setembro de 1993, vitória de 2×1 sobre o Equador, com gols de Garcia e Morales. Isso mudou em 2002, quando em uma reviravolta incrível, a seleção venceu 4 dos últimos 5 jogos das Eliminatórias. A derrota nesse caso foi para o Brasil, na última rodada, por 3×0.

A Seleção Venezuelana também sofreu as maiores goleadas das Copas Américas. Quem não se lembra do acachapante 7×0 sofrido para o Brasil, com direito ao gol “Olha o que ele fez!” de Ronaldinho Gaúcho?

Hoje a situação é diferente. Com jogadores como Arango e Rondón, a Seleção Venezuelana busca melhores resultados no futebol, que ainda é o 3º principal esporte no país, atrás do Beisebol e do Basquete.

Mas vamos falar do que interessa. Camisa de futebol. O portal esportivo “Lider en Deportes” criou uma linha do tempo com as camisas da Seleção Venezuelana. Veja a evolução da Vinotinto.

Confira as principais camisas da Seleção Venezuelana em sua história:

Como vocês puderam ver, a Adidas é a fornecedora de material esportivo da Seleção Venezuelana desde 2005. Nestas Eliminatórias, a seleção utiliza a mesma camisa da Copa América deste ano.

► Compre as camisas das seleções sulamericanas na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam das camisas da Seleção da Venezuela na história?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!