Jornal diz que nova camisa da Lazio faz apologia ao fascimo

O jornal francês “Le Monde” ironizou em um artigo publicado em seu site nesta quarta-feira (16) a nova camisa da Lazio, que é toda preta e conta com uma águia abaixo do escudo.

Segundo o texto, que é assinado por Abel Mestre, jornalista habituado a cobrir o partido de extrema-direita Frente Nacional, o uniforme recorda o “passado problemático” da equipe com o fascismo.

Camisa reserva da Lazio 2015-2016 Macron
Imagem: PassioneMaglie

“É uma camisa que faz Paolo Di Canio sair da aposentadoria”, escreveu o diário, em referência ao ex-atacante da Lazio, conhecido por ter feito a saudação fascista em partidas contra a rival Roma e o Livorno, time da Toscana historicamente ligado à esquerda.

O uniforme será utilizado pelo clube italiano nas partidas fora de casa pela Liga Europa. Em seu artigo, Mestre lembra que o preto é uma das grandes tendências do futebol europeu na atual temporada – vide os exemplos de Juventus e Paris Saint-Germain -, mas destaca que, para a Lazio, a cor pode ser problemática.

Jornal diz que nova camisa da Lazio faz apologia ao fascimo

“De fato, o clube laziale tem uma péssima reputação por causa de seus torcedores neofascistas da Curva Nord [Curva Norte], que se distinguem por entoarem cânticos nostálgicos dos anos 1930 e imitarem macacos”, ressaltou.

Já revista online “Les Cahiers du football” usou o Twitter para ironizar a escolha do time romano: “Simpático, a Lazio lança a camisa Terceiro Reich”. Vale lembrar que, durante o regime fascista de Benito Mussolini – um notório torcedor biancoceleste -, a seleção italiana adotou o preto no seu uniforme principal.

Além disso, o “Le Monde” recordou que as milícias fascistas eram conhecidas como “camisas negras”.

(Via ANSA)

► Compre a camisa da Lazio na Fut Fanatics

O que acham da afirmação do jornal francês que diz que a camisa da Lazio teria ligação com o fascismo?