Inglês é ameaçado de morte por desenho Wiphala na camisa da Bolívia

O inglês Angelo Trofa tem como hobby desenhar camisas de times e seleções pelo mundo, para isso pesquisa a história e a tradição das equipes, mas o designer nunca imaginou que uma ideia inovadora em uma camisa da Bolívia fosse causar tanta dor de cabeça e até ameaças de morte.

Whipala
Whipala – bandeira do povo indígena

Tudo isso por conta do manto reserva ser inspirado na Wiphala, bandeira dos povos indígenas da Bolívia (aproximadamente 60% da população) e segunda bandeira oficial do país.

“Bolivianos que não são indígenas discordam desta bandeira e não querem estar relacionados com ela”, afirmou o britânico para a BBC, e acrescentou: “Pelas minhas pesquisas até esperava uma reação negativa, mas não tão grande e exagerada como aconteceram nas redes sociais.”

Marcelo Moreno vestindo o manto Wiphala em desenho de Angelo Trofa
Marcelo Moreno vestindo o manto Wiphala em desenho de Angelo Trofa

No Facebook, um boliviano chamado Juan Ignacio Abella disse que a parte oriental da Bolívia “não tem nenhuma ligação com esta bandeira de arco-íris …. só o vermelho, amarelo e verde nos representa”.

Trofa disse que seu projeto visa modernizar os uniformes bolivianos pois o considera muito sóbrios para uma cultura tão rica e cheia de cor, no entanto o artista lamentou as reações: “Me ameaçaram de morte e até disseram que eu desenhava para os nazistas, reações ridículas”.

Via BBC

O Mantos do Futebol se solidariza com Angelo Trofa e seu belíssimo trabalho.

►Compre a camisa da Bolívia na Fut Fanatics

O que acharam do trabalho de Angelo Trofa e da reação de alguns bolivianos?