Camisas vestidas por Alex na carreira » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Camisas vestidas por Alex na carreira

Camisas vestidas por Alex na carreira

by Juliano Buzato
Camisas vestidas por Alex
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Camisas vestidas por Alex na carreira

Considerado um dos últimos camisas 10 clássicos do futebol brasileiro, neste final de semana Alex fará a sua última partida como jogador profissional pelo Coritiba. Em toda carreira foram 6 equipes diferentes além da seleção brasileira, pela qual não teve nenhuma oportunidade de disputar uma Copa do Mundo e é considerado por muitos o jogador mais injustiçado das últimas décadas. Em quase 20 anos como profissional relembre as camisas vestidas por Alex na carreira.

Coritiba

Alex Coritiba

O Coritiba é o time de coração de Alex e foi nele que o craque iniciou sua carreira em 1995, quando chamou a atenção do futebol brasileiro com sua classe e técnica, indo para o Palmeiras em 1997.

Alex Coritiba

Dezesseis anos depois, mesmo com propostas melhores para voltar ao Cruzeiro e ao Palmeiras, mostrou que o coração falava mais alto e aceitou voltar ao seu clube onde encerra a sua carreira no mesmo palco em que estreou, o Couto Pereira. Pelo Coxa, Alex conseguiu um título, o Campeonato Paranaense de 2013, no qual teve a honra de levantar a taça como capitão da equipe.

Palmeiras

Alex Palmeiras

Em 1997, o camisa 10 chegava ao Palmeiras com apenas 19 anos, mas pouco tempo bastou para que aquele menino se tornasse um craque. Pelo Verdão foram várias conquistas como a Copa Mercosul e a Copa do Brasil em 1998, a Libertadores da América em 1999, e o Torneio Rio-São Paulo de 2000. Após uma rápida passagem pelo Flamengo em 2000, voltou no ano seguinte ao Palestra para disputar a Copa Libertadores de 2001. Sem êxito, o jogador foi tentar sua sorte em Minas, no Cruzeiro, onde não deu certo e voltou novamente ao Palmeiras já em 2002. Em sua terceira passagem, nenhum título, porém um dos gols mais bonitos da sua carreira. Em um jogo válido pelo torneio Rio-São Paulo, Alex chapelou o zagueiro são-paulino e o goleiro Rogério Ceni antes de entrar praticamente com bola e tudo no gol adversário.

Flamengo

Alex Flamengo

Com uma breve passagem pelo Flamengo, na qual o meia considera um dos maiores arrependimentos de sua carreira, Alex participou apenas de 12 partidas e anotou 3 gols.

Cruzeiro

Alex Cruzeiro

Pelo Cruzeiro foram duas passagens, sendo a primeira (em 2001) uma decepção muito grande na qual apenas após seis meses, foi dispensado via telefone pelo técnico Marco Aurélio. No entanto após mais uma passagem ruim pela Itália (Parma), o atleta foi novamente contratado pelo Cruzeiro em 2002 onde foi o grande maestro do sensacional time montado por Vanderlei Luxemburgo que conquistou a tríplice coroa em 2003 (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro). Além disso, conquistou também mais um título mineiro em 2004, antes de se despedir rumo à Turquia.

Parma

Alex Parma 2

Em sua rápida passagem pelo Parma, o jogador brasileiro teve apenas oportunidade de atuar em cinco jogos, mesmo assim marcou dois gols antes de se despedir e voltar ao Brasil para sua segunda passagem no Cruzeiro.

Fenerbahçe

Alex Fenerbahçe

Na Turquia, 378 jogos, 185 gols, com 162 assistências, tendo sido campeão nacional em 2005, 2007 e 2011, e conquistado a Copa da Turquia 2012 e a Supercopa Turca em 2007 e 2009. Mesmo assim, talvez os números não expliquem o tamanho da devoção que a torcida do Fenerbahçe tem pelo camisa 10.

Alex Fenerbahçe estátua

A prova de tamanha idolatria está à frente do Estádio Sükrü Saraçoglu, onde Alex ganhou uma estátua como prova de reconhecimento de seu futebol.

Seleção brasileira

Alex Seleção brasileira

Pela seleção brasileira, Alex vestiu a amarelinha em 68 oportunidades marcando inclusive um número expressivo de gols (20). No entanto, apesar de ter conquistado a Copa América de 1999 e 2004 e o Pré-Olímpico em 2000, não há como negar que as maiores lembranças são as frustrações pela fraca atuação na Olimpíada de Sydney em 2000 e pela não convocação para a Copa de 2002 pelo técnico que o treinou no Palmeiras, Luís Felipe Scolari.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Na sua opinião qual das camisas vestidas por Alex na carreira o craque teve mais identificação?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!