Camisas de Futebol » História da camisa da Seleção da França

História da camisa da Seleção da França

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa da Seleção da França

História da camisa da Seleção da França – Eles são os Les Bleus (Os Azuis). Mas também são multiétnicos. Multitradicionais. Multicampeões. Com uma Copa do Mundo, duas Eurocopas, duas Copas das Confederações e uma Medalha de Ouro Olímpico no currículo, a Seleção Francesa de futebol possui uma rica, vitoriosa e centenária história repleta de craques fabulosos, jogos inesquecíveis e características únicas, como seu inconfundível uniforme que remete à bandeira do país, conhecida como drapeau tricoleur: camisa azul, calção branco e meias vermelhas. Mas nem sempre os azuis de Paris jogaram dessa maneira.

Evolução dos escudos da seleção da França

Principais evoluções de escudos da França.

A história da Seleção Francesa começou no começo do século XX, em 1904, quando a equipe fez seu primeiro jogo contra a Bélgica, no dia 1º de maio daquele ano. A partida foi disputada em Uccle, na Bélgica, e terminou empatada em 3 a 3, com o primeiro gol francês na história marcado por Louis Mesnier.

História da camisa da França

Registro histórico da partida entre Bélgica x França em 1904.

Naquela partida, a França adotou uma camisa branca com o logotipo da Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques (antiga federação que organizava diversos esportes no país à época, tais como rúgbi, ciclismo, atletismo, hóquei, natação e, claro, o futebol), calção azul e meias vermelhas.

História da camisa da França 1904

Seleção da França em 1904 posando para foto oficial.

Em 1906, a equipe mudou a cor da camisa para o vermelho, manteve o calção azul e deixou as meias também em vermelho. Só em 1908 que a camisa azul, calção branco e as meias vermelhas ganharam a “titularidade” no kit da francês. Até o final da Primeira Guerra Mundial, os Bleus ainda mudaram mais uma vez seu uniforme e vestiram camisas listradas em azul e branco, calção branco e meias vermelhas, até as três opções tradicionais voltarem em definitivo no ano de 1919, que marcou a fundação da Federação Francesa de Futebol.

História da camisa da França 1906, 1908

Camisas em vermelho e azul na primeira década do séc. XX

Em 1930, na primeira Copa do Mundo, a França foi a protagonista do primeiro gol da história dos Mundiais, na goleada por 4 a 1 sobre o México. Os Bleus jogaram com sua tradicional vestimenta e começaram com o pé direito sua trajetória no torneio.

Camisa da França 1930

Equipe francesa que disputou a Copa do Mundo de 1930.

Nas décadas seguintes, a equipe manteve seu uniforme intacto, disputou quatro Copas do Mundo (com destaque para o terceiro lugar no Mundial de 1958, na Suécia) e só voltou a mexer em suas vestimentas na década de 60, quando o azul mais escuro deu lugar a um tom mais claro, que foi utilizado na Copa do Mundo de 1966, na qual os franceses caíram ainda na primeira fase. Naquele torneio, a equipe enfrentou o Uruguai com camisas e calções brancos e apenas as meias na cor vermelha. A combinação não trouxe lá muita sorte e os uruguaios venceram por 2 a 1.

Camisa da frança 1966

Seleção da França – Copa do Mundo de 1966.

Na Copa do Mundo de 1978, a equipe viveu uma situação inusitada no duelo contra a Hungria, na primeira fase. As duas seleções levaram apenas uniformes brancos para o jogo e, com isso, houve um sorteio que definiu que o perdedor teria que utilizar um jogo de uniformes improvisado. A França se deu mal e teve que jogar com uma camisa listrada em verde e branco, cores do pequenino C.A. Kimberley, de Mar del Plata. Curiosamente, o uniforme deu sorte e a França venceu por 3 a 1.

França usa camisa listrada verde e branca contra a Hungria em 1978

Uniforme inusitado utilizado contra a Hungria na Copa de 78.

Nos anos 80, o futebol francês se agigantou e a seleção azul fez campanhas excepcionais em todos os torneios que disputou. Na Copa do Mundo de 1982, a brilhante geração de Platini e companhia chegou até as semifinais e só caiu nos pênaltis depois de uma partida eletrizante contra a Alemanha. Em 1984, duas glórias: Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Los Angeles e título na Eurocopa, disputada na própria França.

Em 1986, a equipe voltou a disputar uma semifinal de Copa do Mundo, mas caiu (de novo) diante da Alemanha. Naquela época, os franceses encantaram a todos com seu futebol vistoso e uniformes inconfundíveis. A camisa azul ganhou uma faixa horizontal em vermelho no peito e listras brancas, itens que deram um tom bem único e inesquecível ao manto dos Bleus.

Camisas da seleção francesa década de 80

Camisas da Copa, Olimpíada e Eurocopa na década de 80.

Nos anos 90, após um começo ruim e ausência nas Copas de 1990 e 1994, os franceses reinaram absoluto entre 1998 e 2000 e conquistaram a Copa do Mundo e a Eurocopa, com uma geração de craques marcante como Barthez, Desailly, Thuram, Vieira, Zidane, Henry e outros. Nessa época, a equipe voltou às origens de brilho dos anos 80 e vestiu um uniforme bem parecido com o da turma comandada por Platini.

Camisas da França na copa do mundo 1998

Mantos franceses na Copa conquistada em 1998.

Nos anos 2000, o branco ganhou mais força e passou a ser utilizado com mais frequência, principalmente na reta final da Copa de 2006, quando os Bleus viraram Blancs e disputaram os quatro jogos do mata-mata de branco, da camisa às meias. A cor pura deu sorte até a decisão, mas o intenso azul da Itália foi mais forte e deu aos franceses um amargo vice-campeonato. Em 2008, a equipe voltou a usar camisas vermelhas, mas por pouco tempo.

Camisas da França na copa do mundo 2006

Vice-campeã, a França foi de branco à decisão da Copa de 2006.

Atualmente, a França deixou de lado as camisas detalhistas de antes e aposta em combinações mais sóbrias e sem invenções. Salvo alguns lançamentos pontuais (como a camisa branca com listras finas em azul, de 2011, e a camisa azul-celeste, de 2013), os Bleus apostam no tradicional uniforme tricoleur para fazer bonito na Copa do Mundo de 2014 e conquistar o bicampeonato na terra de seu freguês favorito dos últimos tempos.

Camisas da França 2013-2014

Até a publicação desta matéria a camisa reserva p/ a Copa não foi revelada.

► Compre a camisa da França e muitas outras camisas de seleções da Copa do Mundo 2014 na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics
Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!