Por que a camisa da seleção da Itália é azul

Por que a camisa da seleção da Itália é azul? Este é um dos questionamentos mais feitos pelos amantes de camisas de futebol, já que o azul não é presente na camisa italiana. O que poucos sabem é que antes do azul, a seleção italiana utilizou um uniforme todo branco pelo simples fato de a cor ser bem mais barata do que outras tonalidades na época.

Depois do branco nos dois primeiros jogos, os dirigentes decidiram adotar a cor azul para a camisa da seleção pelo fato de a Casa Real de Savoia, que governou o país de 1861 até 1946, ter o azul como cor oficial.

Existem ainda algumas teorias sobre a origem da camisa italiana como uma homenagem à camisa da França, ao “azul do mar” que cerca a Itália e até mesmo pelo fato de a cor ser uma alternativa para dias de nevasca que dificultassem a visualização do branco, mas o fato é que a versão da cor da Casa de Savóia é a aceita ao redor do mundo como a mais aceitável.

A seleção italiana também vestiu preto na década de 30 por influência do regime facista de Benito Mussolini que adotava a cor como símbolo do regime político.

A partir da década de 50, a política deixou o campo e o azul virou absoluto, com o branco sendo a cor número 2 da equipe.

+Camisas da Itália para a Copa do Mundo 2014

+ História da camisa da seleção italiana

+ Por que a camisa da holanda é laranja?

+Por que a camisa do Japão é azul?

Gostaram de saber por que a camisa da seleção da Itália é azul?