Top 5 – Artilheiros do Fluminense
Camisas de Futebol » História » Top 5 – Artilheiros do Fluminense

Top 5 – Artilheiros do Fluminense

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Reunimos os 5 maiores artilheiros do Fluminense em toda a história. O clube carioca que já  projetou vários atletas para o cenário nacional e internacional, é tetra campeão brasileiro, sendo o atual detentor do troféu (2012). Os maiores goleadores que ajudaram o tricolor a construir uma excelente história no futebol você vê a seguir:

1 –  Waldo Machado (319 gols).

Top 5 – Artilheiros do Fluminense, Waldo Machado

Mais conhecido como Waldo, o atacante nascido em Niterói – RJ iniciou sua carreira gloriosa no Fluminense no ano de 1954. Era sério. Ou melhor, não fazia firulas e suas jogadas tinham sempre objetividade. Perdia poucos gols, por isso marcou de todas maneiras. Tirando o fato de que Waldo nunca marcou sequer um gol de pênalti em toda sua carreira futebolística.

No Flu, ganhou o Campeonato Carioca em 1959 e dois Torneios Rio-São Paulo (1957 e 1970) ao longo de 7 temporadas usando o manto tricolor.

2 –  Orlando Pingo de Ouro (184 gols).

Top 5 – Artilheiros do Fluminense, Pingo

Orlando de Azevedo Viana foi um meia-esquerda que nasceu em Recife e iniciou sua carreira pelo Náutico em 1942. Mudou-se para o estado do Rio de Janeiro para jogar pelo Fluminense em 1945.

Sua estatura baixa o ajudava a ser veloz e ágil. Era também muito inteligente e se posicionava muito bem nos gramados. Seus principais títulos no clube foram  os dois Campeonatos Cariocas (1946 e 1951).

3 –  Telê Santana (165 gols).

Top 5 – Artilheiros do Fluminense, Tele santana

Sem dúvida, o maior conhecido da lista, além de ser um dos melhores técnicos da história do futebol brasileiro, Telé Santana também era goleador em seus tempos de jogador. O Fluminense foi seu clube juvenil e debutou no ano 1951 no time profissional. Sua contratação somente havia sido feita após ter feito um testo contra o Bonsucesso. Quando marcou “somente” 5 gols na partida.

Foram 557 jogos no time e 165 gols no total. E, além de ser o 3º maior artilheiro do Fluminense, é também o 3º jogador que mais atuou pelo clube. Após o fim de sua carreira nos campos, Telê Santana elevaria seu nome ao hall de maiores treinadores do Brasil, sendo por duas vezes técnico da Seleção e ídolo (também) de torcidas rivais ao Fluminense.

4 –  Hércules de Miranda (164 gols).

Top 5 – Artilheiros do Fluminense, hercules

Com apenas um golzinho de diferença ao terceiro colocado, Hércules de Miranda é tido por muitos torcedores do Fluminense como o maior ponta-esquerda de sua história. Estreou contra a Portuguesa – SP em 1935 na vitória dos cariocas por 3×1. Segundo cronistas da época, Hércules possuia “um canhão no pé esquerdo e um míssil no direito”.

Jogou 176 jogos pelo tricolor e marcou 164 tentos, quase um gol de média por partida disputada. Nessa passagem de 7 anos pelas laranjeiras, colecionou 5 títulos cariocas, 1 Torneio Municipal de Futebol do Rio de Janeiro em 1938 e o Torneio Extra de 1941.

5 –  Henry Welfare (163 gols).

Top 5 – Artilheiros do Fluminense, welfare

Curiosamente, Henry Welfare também possui apenas um gol à frente do jogador da posição anterior nesse top 5. Nasceu em Liverpool na Inglaterra e começou a traçar sua carreira no Northern Nomads, onde fez 119 gols. Chegou ao Fluminense em 1913. Detalhe, Henry Welfare somente veio pra cá para lecionar Geografia e Matemática. Como já tinha uma passagem pelo Liverpool, fez testes no Flu e passou.

Há quem diga que seu jeito de jogar modificou o nosso futebol. Trouxe a “tabelinha” para o Brasil. O que seria aperfeiçoado através dos tempos pelos brasileiros. Seu drible era baseado no movimento do corpo e tinha um chute potente com ambos os pés. Ainda passou pelo Flamengo, onde fez apenas quatro partidas, porém balançou as redes 7 vezes.

► Compre a camisa do Fluminense e muitas outras camisas de times cariocas na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Aprovaram a lista? Existe algum jogador capaz de bater esses craques da história tricolor?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!