Palmeiras campeão brasileiro 2016

Quando surge o alviverde imponente no gramado em que a luta o aguarda, o time adversário sabe que enfrentará um dos clubes mais tradicionais do mundo e campeão de praticamente todos os torneios que disputou em seus 99 anos de vida: a Sociedade Esportiva Palmeiras. Fundado em 26 de agosto de 1914 por imigrantes da colônia italiana em São Paulo, o Palmeiras adotou as cores da bandeira da Itália (verde, vermelho e branco) como suas cores oficiais.

Uniforme do Palmeiras 1914

O primeiro uniforme foi composto por camisa toda verde com os punhos e gola na cor branca, com as letras “P” e “I” sobrepostas (de Palestra Itália, nome do clube antes da Segunda Guerra Mundial), calção branco e meias verdes com uma faixa branca e outra vermelha. Em 1916, ano de sua estreia no Campeonato Paulista, o Palestra mudou o uniforme ao inserir uma grande faixa horizontal na cor branca bem ao centro da camisa verde, com a cruz de Savoia no lugar das letras “P” e “I” de antes.

Camisa do Palmeiras 1916

Os anos foram se passando e o uniforme do clube sofreu poucas alterações (com exceção dos anos de 1929 e 1931, quando jogou com camisas azuis diante do Ferencvaros, da Hungria, e em 1954, quando voltou a vestir a cor azul, diante do rival Corinthians) até 1942, quando o clube teve de mudar de nome por imposição do governo brasileiro por causa do rompimento das relações diplomáticas com países do “Eixo” (Alemanha, Itália e Japão) em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o Palestra Itália virou “Palestra de São Paulo” e, posteriormente, Palmeiras. O vermelho foi retirado das cores oficiais do clube e o verde e branco se tornaram as cores padrão, fazendo com que o uniforme principal se tornasse bem clássico: camisa verde com golas e punhos brancos, calção branco e meias verdes, e o segundo uniforme composto por camisa branca, calção verde e meias brancas.

Camisa do Palmeiras 1954
Palmeiras utiliza azul em 1954 contra o Corinthians

A mudança de nome trouxe sorte ao Verdão e o time colecionou títulos e mais títulos nas décadas de 50, 60 e 70, virou sinônimo de futebol bem jogado e teve a audácia de construir equipes marcantes que ganharam os singelos apelidos de Academias de Futebol. Nos anos 90, com a chegada da Parmalat e dos tempos dos uniformes multicoloridos, o clube passou a utilizar camisas com listras em verde e branco, numa de suas mais icônicas vestimentas e símbolo de tempos dourados do futebol alviverde.

Camisa do Palmeiras 1992
Camisa do Palmeiras usada em 1992 que marcou a vitoriosa “Era Parmalat”

Nos anos 2000, o torcedor viu seu time lançar moda a cada ano com camisas na cor cinza, degradê, verde-água, verde-limão, azul, e a volta do vermelho no uniforme número 2, juntamente com o verde e branco. Após anos vivendo um momento ruim, o Palmeiras voltou aos seus tempos de glória da melhor maneira possível: jogando com camisas clássicas, bem ao estilo do manto que iniciou essa quase centenária história do alviverde imponente.

Relembre algumas camisas que marcaram os anos de parceria entre Adidas e Palmeiras (até 2013):

► Compre a camisa do Palmeiras e muitas outras camisas de futebol na Fut Fanatics

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais: