História da camisa do Fluminense » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa do Fluminense

História da camisa do Fluminense

by Juliano Buzato
História da camisa do Fluminense
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Fundado em julho de 1902 por Oscar Cox e um grupo de aristocratas da elite carioca, o Fluminense Football Club possui um dos uniformes mais inconfundíveis e tradicionais do futebol mundial, com a camisa tricolor listrada em verde, branco e grená, calção branco e meias brancas. Porém, antes de adotar o padrão que perdura por mais de 100 anos, o clube carioca teve o branco e o cinza como cores oficiais. A primeira camisa do Flu foi metade branca, metade cinza, calção branco e meias brancas, cujo uniforme foi estabelecido na própria ata de fundação do clube. No entanto, essas cores duraram apenas até 1904, quando Oscar Cox viajou até a Inglaterra e percebeu que as lojas de material esportivo por lá não fabricavam mais camisas desse estilo. Com isso, Cox e Mário Rocha, que viajava com o mandatário do Flu, sugeriram as cores grená, verde e branco como padrões do novo uniforme do time pelo fato de serem mais fáceis de conseguir em solo europeu (vale lembrar que na época os uniformes eram importados do velho continente). Em 15 de julho de 1904, uma Assembleia Geral decidiu por unanimidade as novas cores do Flu, que deixava de lado a opacidade de antes para virar tricolor. O novo uniforme só foi estreado em 1905, numa goleada de 7 a 1 pra cima do Rio Cricket.

Primeiras camisas do Fluminense

Crédito: site oficial Fluminense

Os anos se passaram e a equipe foi adotando outras opções de uniforme como todo branco com duas faixas na diagonal em grená e verde, todo branco com apenas o logotipo em destaque, faixas mais grossas em verde e grená com listras finas em branco e pequenas variações da camisa branca com frisos em verde e grená nas mangas e na gola.

Camisa Laranja do Fluminense, 2001

Sempre tradicional, o Fluminense só fugiu do padrão em 2000, quando uma votação pela internet escolheu o laranja (!) como terceiro uniforme do clube. A camisa só foi utilizada uma única vez em jogos oficiais em 2001 e só foi vista pela torcida como uniforme de treino por proibição de seu uso em jogos oficiais aprovada pelos sócios, entretanto uma modificação no estatuto da equipe trará em 2013 novamente a camisa laranja como terceira camisa e agora podendo ser utilizada oficialmente.

Camisas grená do Fluminense

Camisas grená do Fluminense lançadas em 2007, 2009 e 2011 respectivamente.

A partir de 2003, o time começou a utilizar com mais frequência a camisa toda grená, ora com detalhes em branco e verde, ora com listras finas em branco. Em 2011, o time lançou uma camisa toda grená com os escritos e o escudo em dourado, muito bonita e com ampla vendagem no Brasil. Em 2012, foi a vez de uma camisa comemorativa aos 110 anos de fundação do clube das as caras com as cores branco e cinza, uma iniciativa que valeu pelo peso histórico, mas que passa longe do tradicional manto verde, branco e grená, o único tricolor do mundo. Os “outros são todos de três cores”, como já dizia Nelson Rodrigues, apaixonado e ilustre torcedor do clube das Laranjeiras.

Nelson Rodrigues Fluminense

Nelson Rodrigues com a camisa do Fluminense

► Compre camisas de futebol na FutFanatics
Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!