História da camisa do Real Madrid

Eleito pela FIFA como o maior clube do século XX, o Real Madrid Club de Fútbol é uma equipe que dispensa comentários ou apresentações. Tricampeão mundial, rei da Europa com onze taças da Liga dos Campeões da UEFA e soberano na Espanha com 32 ligas, o time da capital tem em seu uniforme todo branco uma identidade própria e conhecida por qualquer amante do futebol.

símbolos do real madrid
Evolução dos símbolos do Real Madrid

Antes de ser Real Madrid, o clube merengue foi Madrid Football Club, fundado oficialmente em 1902 e assim nomeado após experiências como New Football Club e Sky Football. Com a fundação do Madrid, os espanhóis adotaram como uniforme camisa e calção branco e meias e gorros azuis, inspirados no extinto Corinthian Football Club, da Inglaterra, que tinha fama mundial pelo ótimo futebol praticado e que seria inspiração para outro clube aqui do Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista. O Madrid utilizou algumas outras variações com meias pretas e uma fina faixa laranja no calção até 1911, quando as meias em azul retornaram. Depois de ganhar do Rei Alfonso XIII a alcunha de Real em 1920, a diretoria do clube decidiu, em 1925, adotar por completo o uniforme do Corinthian de Londres com camisa branca, calção preto e meias pretas. Porém, o uniforme trouxe má sorte e a equipe perdeu dois clássicos para o Barcelona (um deles por 5 a 1 em casa), resultados que fizeram o branco voltar por completo.

Camisa do Real Madrid em 1904
Primeira camisa do Real Madrid totalmente branca em 1904.

No começo dos anos 50, o clube abandonou as meias coloridas e se vestiu todo de branco. Santa escolha, pois foi exatamente na década de 50 que o Real Madrid começou a construir sua impressionante história de títulos com o pentacampeonato consecutivo da Liga dos Campeões da UEFA.

Primeiras camisas do Real Madrid
Camisas do Real Madrid a partir de 1904/ Fonte CorazonBlanco.com

Com o passar das décadas, a equipe jamais mudou seu uniforme tradicional e apenas agregou variações para contrastar com o branco ora pretas, ora azuis, ora roxas. Já o uniforme reserva teve mudanças mais contrastantes como camisa violeta e calção preto, uniforme todo roxo, todo vermelho, verde, azul ou preto. Até hoje, o clube sempre adota uma cor única diferente para seu uniforme reserva, mas o traje principal segue intacto: todo branco, todo límpido e inconfundível, como a rica e gloriosa história do clube mais imponente do planeta.

Camisas do Real Madrid nas últimas décadas
Camisas do Real Madrid nas últimas décadas / Fonte: CorazonBlanco.com

► Compre camisas do Real Madrid na Fut Fanatics

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais: