História da camisa do Paris Saint-Germain - PSG

Com apenas 43 anos de vida, o Paris Saint-Germain foi fundado em 12 de agosto de 1970 por um grupo de adeptos do futebol que não suportavam ver a capital francesa sem um clube de expressão que pudesse brigar de igual para igual com os grandes times da Europa e da própria França. O time foi criado após uma fusão entre o Paris FC (que ainda existe após um racha ocorrido dentro do PSG) e o Stade Saint-Germain, equipes que inspiraram as cores atuais do PSG – o azul e vermelho vieram do Paris FC, e o branco do Stade Saint-Germain. O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa vermelha, calção branco e meias azuis, combinação utilizada até 1973, quando o uniforme foi modificado para o tradicional de camisas, calções e meias azuis e uma faixa vertical vermelha contornada em branco ao centro.

Camisas do PSG 1970-1990

Reza a lenda que a escolha pela faixa vertical no centro da camisa surgiu após o presidente do clube na época, Henri Patrelle, ter se encantado com o uniforme do mágico time do Ajax-HOL de Cruyff (que possui a tradicional faixa vermelha ao centro) para incorporar a combinação ao uniforme do PSG. Se a camisa do Ajax serviu como inspiração ou não, o fato é que o PSG conseguiu crescer gradativamente no futebol profissional da França nos anos seguintes a ponto de ter conquistado títulos como a Recopa Europeia de 1995-1996, três Campeonatos Francês, oito Copas da França entre outros.

Camisas do PSG 1990-2010

Ao longo dos anos, a equipe mudou bem pouco suas camisas (ao contrário de vários clubes da Europa), com exceção dos uniformes reservas, que sofreram mais variações ao longo das décadas. O PSG já jogou com camisas brancas e faixas verticais nas cores azul e vermelho, camisa cinza com uma faixa branca horizontal e outra também cinza, mas com faixa horizontal na cor vermelha com contorno em azul, camisa toda branca e calção vermelho, e a tradicional camisa vermelha com calções ora brancos, ora azuis. Para a temporada 2013-2014, o PSG radicalizou ao abandonar a faixa tradicional e dividir a camisa em branco, azul e vermelho, uma escolha bem controvérsia e que já está dando o que falar.

Camisas do PSG 2010 - 2013

 

Compre a camisa do Paris Saint-Germain e muitas outras camisas de times de futebol na Fut Fanatics.

 

Gostou das camisas históricas do PSG? Qual modelo você mais gosta?

 

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais: