História da camisa do Corinthians

Sob uma luz de lampião, operários se reuniram no bairro do Bom Retiro (SP) às 20h30 do dia 1º de setembro de 1910 para fundar o Sport Club Corinthians Paulista, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo e com uma das mais apaixonadas (ou seria A mais?) torcidas do planeta. A equipe ganhou este nome em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, equipe inglesa que excursionava pelo Brasil à época. O primeiro manto do time foi camisa bege com faixas pretas nos punhos e na gola e calção branco feito, segundo a lenda, com sacos de farinha. Com o tempo, os mandatários do “time do povo” perceberam que a camisa desbotava depois de seguidas lavagens, além de os corintianos não terem dinheiro para comprar novas trocas de camisas na cor bege (muito cara na época). Por conta disso, o clube adotou, em 1912, a cor branca como a oficial para a camisa.

Camisas do Corinthians na primeira década de existência
Ilustrações: Mauricio Rito

Em 1920, surgiu o tradicional uniforme composto por camisa branca, calção preto e meias brancas. Com o passar das décadas, o time mudou bem pouco suas camisas até que em 1940 aparece em caráter experimental a primeira camisa preta, a ideia foi aprovada e repetida em 1945, ano em que surge a primeira camisa listrada.

Camisas do Corinthians na década de 40
Ilustrações: Mauricio Rito

Em 1949 o Corinthians vestiu o grená num amistoso contra a Portuguesa para homenagear o Torino, time italiano vítima do desastre aéreo de Superga que matou todos os jogadores que formaram um dos esquadrões mais incríveis do século XX. Nas décadas seguintes, a equipe sempre adotou a camisa branca ou a camisa preta com finas listras brancas e teve apenas algumas camisas diferentes, com destaque para uma branca com dois vês em preto no peito vestida em 1950. Em 16 de novembro de 1965 o Corinthians foi o clube escolhido para representar a seleção brasileira em um amistoso contra o Arsenal da Inglaterra, na ocasião o clube utilizou a camisa azul do Brasil, passagem foi relembrada pelo clube que lançou uma terceira camisa azul em 2013.

evolução do escudo do Corinthians
Curiosidade: Atual escudo do Corinthians foi desenhado na década de 30 pelo pintor brasileiro Francisco Rebolo que também foi jogador do clube.

Veja também: 

+ Camisas do Corinthians 2014-2015

+ Camisas do Corinthians mais vendidas em 2013

Corinthians representando a seleção brasileira em 1965
Corinthians representando a seleção brasileira em 1965

Em 1996 uma camisa toda estilizada com listras foi criada para partidas internacionais, a ideia era internacionalizar a marca Corinthians já que o clube disputaria naquele ano a Libertadores da América e a Taça Ramon de Carranza. Para isso foi contratado o estilista francês Ted Lapidus que criou dois modelos mas ambos foram abandonados rapidamente.

Camisas internacionais do Corinthians de 1995
Camisas internacionais do Corinthians de 1996

O terceiro uniforme só foi adotado oficialmente pelo clube a partir de 2008, quando o Timão passou a criar várias polêmicas com camisas pra lá de estranhas como a toda roxa (!) em alusão ao “corintiano roxo”, camisa listrada em roxo e preto, e camisa roxa com uma cruz preta ao centro e o escudo em dourado.

As três camisas roxas do Corinthians
As três camisas roxas do Corinthians

Em 2011, o time voltou a lembrar o Grande Torino com uma nova camisa grená, com detalhes em preto e um desenho de São Jorge, padroeiro do time. A camisa ficou maravilhosa e até ganhou um prêmio do site britânico Subside Sports como a mais bonita do mundo em 2011.

Camisa vinho e camisa cinza do Corinthians, sucesso e fracasso de vendas
A camisa vinho e a camisa cinza do Corinthians, sucesso e fracasso de vendas

Em 2012, o time lançou uma camisa cinza com o mapa de São Paulo, e em 2013 uma camisa azul em homenagem à seleção brasileira que teve algum destaque, mas passou longe da preferencia da massa alvinegra: o bom e tradicional branco, ou o imponente preto, as cores de hoje, ontem e sempre do clube feito por uma torcida. E propriedade de milhões de “loucos” pelo Brasil e pelo mundo.

Atuais camisas do Corinthians 2013-2014 feitas pela Nike
Camisas do Corinthians de 2013 trouxeram modelos tradicionais e tiveram aprovação da torcida

► Compre a camisa do Corinthians e muitas outras camisetas de futebol na Fut Fanatics.

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou da matéria ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais: